Dia Mundial do Livro: Refresca a tua Mente!

Este ano, a Agora Aveiro celebra o Dia Mundial do Livro de uma forma diferente! Estarreja associa-se ao projeto “Refresca a tua Mente”, que sensibiliza a comunidade para a importância do livro. Há um ponto bookcrossing a descobrir no nosso concelho.

sexta, 23 de abril 2021

A Agora Aveiro espalhou dezenas de livros por Estarreja, Águeda e Oliveira de Azeméis, desafiando quem os encontrou a conhecer os pontos de bookcrossing e a “refrescar a sua mente”!

O “Refresca a tua Mente”, criado pela associação Agora Aveiro em 2018, tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância do livro. Um bom livro pode inspirar-nos nos momentos em que mais precisamos e mudar a nossa perspetiva do mundo. A prática da leitura é fundamental no desenvolvimento da criatividade e novos conhecimentos, apresenta-nos novos mundos e realidades, dá-nos a possibilidade de viver outras vidas e ir além-fronteiras, em especial, quando ainda é arriscado fazê-lo.

O significado e a sua importância são irrefutáveis, mas, para tirar partido destes benefícios é necessário garantir o acesso à leitura. Para que o seu impacto se possa espalhar pela comunidade e chegar a qualquer pessoa, a Agora Aveiro criou uma rede de pontos de bookcrossing, uma conhecida prática de partilha de livros, em que qualquer pessoa pode levar ou deixar livros. Os livros podem ser encontrados em frigoríficos que, outrora avariados, foram recolhidos e restaurados pela Agora Aveiro.

Em Estarreja, este ponto de bookcrossing foi colocado no Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, em Salreu.

Estes pontos garantem uma ótima conservação dos livros e uma frescura de histórias e ideias e podem ainda ser encontrados no Parque de La Salette, em Oliveira de Azeméis, e na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, em Águeda.

Se num dia de calor um gelado ou uma bebida refrescam o nosso corpo, estes livros refrescam a nossa mente.

Além da implementação e manutenção destes frigoríficos, o "Refresca a tua Mente" conta este ano com uma campanha de distribuição de livros pelas três cidades que integram a rede de bookcrossing.

Neste Dia Mundial do Livro, foram espalhados sessenta livros embrulhados, e de título desconhecido, para que os mais curiosos, ou aqueles que estão abertos a novos desafios, pudessem partir em viagem com um novo e misterioso companheiro.

Os livros que lemos fazem parte de nós, moldam o nosso mundo e muitas vezes são um porto de abrigo. Está nas nossas mãos partilhar algo que é tão valioso ao oferecer ao próximo um bilhete de viagem para a sua próxima aventura.

O "Refresca a tua Mente" é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Biblioteca Municipal Manuel Alegre e Biblioteca Municipal de Estarreja.

Conta com o patrocínio da FNAC Aveiro como Golden Sponsor e da Ror de Livros, Antiqualha e Aveirotel como Silver Sponsors. Teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P.

Autoria das fotos: Helder Berenguer