WEBINAR: A faturação eletrónica na Região de Aveiro

terça, 20 de abril 2021

Os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, no âmbito da estratégia intermunicipal de simplificação e automatização dos processos administrativos, decidiu aderir ao sistema de faturação por via eletrónica, através de Intercâmbio Eletrónico de Dados (E.D.I. - Electronic Data Interchange).

A adesão à faturação eletrónica traz benefícios na simplificação e celeridade de processos, na eliminação de custos e possíveis extravios postais, na facilidade de utilização de arquivos digitais, bem como um contributo para sustentabilidade ambiental com a diminuição do consumo de papel.

De acordo com as regras atualmente em vigor, os fornecedores das entidades públicas são obrigados a emitir faturas eletrónicas a partir de:
• 1 de janeiro de 2021, para as grandes empresas;
• 1 de julho 2021, para pequenas e médias empresas;
• 1 de janeiro de 2022, para as micro empresas.

Com a adesão à Plataforma de Faturação Eletrónica da Saphety Level Trusted Services e a adaptação dos recursos internos aos novos processos, os municípios da Região de Aveiro garantem as condições técnicas e regulamentares para a substituição dos atuais processos em papel por processos digitais, com certificado e validade legal.

Os municípios de Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos, bem como a CIRA, já estão aptos e pretendem passar a receber as sua faturas exclusivamente de forma desmaterializada.

Os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro estão a promover, junto dos seus fornecedores, ações de sensibilização, informação e esclarecimento, sobre estes processos.

Esta quinta-feira, dia 21 de abril, pelas 10h00, realiza-se um webinar sob o tema “A faturação eletrónica na Região de Aveiro”, que terá como objetivo esclarecer a comunidade de fornecedores da região, quanto a questões legais e técnicas como sejam os prazos legais em vigor por tipologia de empresa ou a mudança de paradigma que este serviço representa.

A CIRA vem assim convidar todos os fornecedores de entidades públicas da região a participar nesta sessão, de acesso livre e com registo prévio. Mais informação disponível neste endereço

O projeto foi desenvolvido no âmbito da operação Região de Aveiro Digital e foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Centro 2020. A sua implementação foi contratada à empresa Saphety Level Trusted Services pelo valor de 66.973,50 €.