Câmara duplica apoio anual aos Bombeiros Voluntários

quarta, 14 de abril 2021

A Câmara Municipal de Estarreja aprovou o protocolo de cooperação financeira que enquadra a atribuição de uma transferência financeira à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja (AHBV), no montante total de 150 000€, para o prazo global de 36 meses (transferência anual de 50 000€ até 2023).

Desta maneira, a Câmara Municipal “duplica o apoio anual, para 50.000,00€, aos Bombeiros Voluntários de Estarreja, reconhecendo o trabalho dedicado e imprescindível e com os meios necessários para um serviço que responda prontamente à população estarrejense e assegurando maiores responsabilidades na colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil”, afirma o Vereador da Proteção Civil, João Alegria.

A real necessidade de socorro aos cidadãos, com a qualidade exigida, implica recursos humanos e financeiros, aos quais a AHBVE, muitas vezes, não tem capacidade para fazer face por si só. A Autarquia está atenta às necessidades e à importância desta associação, que presta um serviço de manifesto interesse público para o Concelho de Estarreja, garantindo a salvaguarda das missões ligadas à proteção de pessoas e bens.

Ao longo do tempo, tem existido uma estreita colaboração entre o Município de Estarreja e a AHBVE, quer através da atuação da equipa de prevenção em ações operacionais (24 horas), colaboração em processos de planeamento, acompanhamento de ações de sensibilização e educação para o risco, entre outros.

O Municipio comparticipa ainda em 50% (a outra parte é comparticipada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) os custos da Equipa de Intervenção Permanente por forma a que haja resposta permanente à população e o seguro de acidentes pessoais.

Neste período de pandemia, que já dura há mais de um ano, os Bombeiros Voluntários de Estarreja têm tido uma especial atenção da Autarquia nos apoios de equipamentos de proteção individual, uma vez que têm estado sempre na linha da frente e na resposta rápida às solicitações das pessoas.