Este fim-de-semana, olhe para o mundo natural com a ObservaRia

O ciclo de Palestras “Biodiversidade entre nós” junta 500 participantes durante o dia de hoje na ObservaRia 2021. A 5.ª edição da ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair decorre em formato digital até domingo, dia 11, com um conjunto de atividades em torno da observação de aves, turismo de natureza, fotografia, comunicação de ciência, sensibilização e educação ambiental.

sexta, 09 de abril 2021


Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja desde 2014, a ObservaRia “tem contribuído para promover o nosso território e a beleza natural do BioRia, projeto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade de Estarreja. Mas é também um espaço privilegiado de debate sobre as temáticas ambientais”, disse esta manhã na Sessão ode Abertura do evento, Isabel Simões Pinto, Vereadora do Ambiente. “Em todas as edições e esta, apesar do seu diferente formato, não será exceção, temos tido o privilégio de ter alguns dos melhores especialistas nacionais e internacionais”, sublinhou.

“Este é um território de excelência para a prática do turismo de natureza” que detém um “complexo sistema aquático com uma elevada biodiversidade”, evidenciou Fátima Reis, do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, entidade parceira da Câmara Municipal. Conforme referiu, a Ria de Aveiro é um importante local de alimentação e reprodução de aves, estimando-se a presença de cerca de 20 mil aves aquáticas e onde ocorre grande parte da população nidificante em Portugal da Garça-vermelha.

A Turismo do Centro de Portugal é parceira desde a 1.ª ObservaRia. Sílvia Ribau considera que “os novos moldes desta edição permitem sempre esta componente mais refletiva e de partilha de conhecimentos e de promoção do território”. Destacou ainda que a Turismo de Centro tem em fase de implementação um plano regional de ecoturismo.

Documentários, talks e workshops até domingo

A ObservaRia decorre até domingo com exibição de documentários, talks, tertúlias e workshops, desenvolvidos por um painel internacional de oradores. Às 17h30, André Maciel, da Hortas Lx, dará o workshop “Uma horta em qualquer lado”, que esgotou rapidamente.

Para as 21h30, está marcada a talk “Fotojornalismo: Dar voz aos oceanos”, com João Vieira Rodrigues, fotojornalista, cineasta e biólogo marinho, seguida da exibição do seu filme “Cavalos de Guerra”.  Todas as atividades decorrem na plafatorma Bigmarker. As inscrições são gratuitas e obrigatórias em www.bigmarker.com/series/observaria-2021/series_summit onde também pode consultar todo o programa.

Nomes da BBC, National Geographic e cinematógrafo de David Attenborough

Um dos convidados estrangeiros que vai marcar presença neste evento é Stephen Moss, conceituado naturalista britânico, autor e produtor de televisão, com uma longa carreira dedicada à divulgação da vida selvagem, impulsionada pela sua grande paixão pelo mundo das aves. (sábado, dia 10, às 16h, + info aqui).

Bertie Gregory é outro nome marcante da ObservaRia deste ano. Cinematógrafo na série de Sir David Attenborough "Seven Worlds, One Planet", da BBC, foi produtor e apresentador de séries online da National Geographic. (dia 10, às 17h00, + info aqui).

A americana Caroline Van Hemert vai-nos levar numa extraordinária viagem de 6,400km pelo Alasca, da qual resultou o livro “The Sun is a Compass” (dia 10, às 18h00 + info aqui).

Aves devolvidas à natureza

No início desta semana marcando ainda a reabertura do CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, em Salreu, foram devolvidas à natureza duas aves que estiveram em recuperação no CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens. À semelhança de edições anteriores, o primeiro dia da ObservaRia foi dedicado ao público escolar.

Parceria CP

A CP – Comboios de Portugal é parceira do BioRia e, a propósito da ObservaRia é renovado o convite para visitar este espaço natural localizado em Estarreja, oferecendo o desconto de 50% na compra do bilhete Família & Amigos (Comboios urbanos do Porto) nos dias 10 e 11 de abril. Neste Ano Europeu do Transporte Ferroviário, comprometa-se a reduzir a sua pegada ecológica.