Sessões de formação para uma educação alimentar saudável e segura nas escolas estarrejenses

Durante o mês de março, a Câmara Municipal de Estarreja promoveu diversas sessões de formação intituladas "Avaliação Qualitativa do Serviço de Refeições Escolares", dirigidas às funcionárias que trabalham nas escolas do concelho, com o objetivo de promover um acompanhamento de qualidade às crianças do ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo no âmbito de uma educação alimentar saudável e segura.

sábado, 27 de março 2021

Para a promoção de uma alimentação com cada vez mais qualidade é essencial o acompanhamento permanente das crianças e do serviço por parte das empresas externas responsáveis pelo fornecimento de refeições. Para isso, técnicos da autarquia da Divisão de Educação e Desenvolvimento Social, através destas ações de formação, sensibilizaram e capacitaram os funcionários que diariamente acompanham a alimentação das crianças nas escolas do concelho. Estes momentos de formação, partilha e reflexão permitem ainda a adoção de cada vez mais ferramentas que lhes permitam identificar oportunidades de melhoria nas refeições escolares e alimentação saudável das crianças.

A formação abordou vários temas como a importância de avaliar as refeições; a composição de uma refeição completa e adequada à faixa etária; as boas práticas de higiene e os riscos de contaminação na manipulação dos alimentos e espaços de refeição; procedimentos em caso de intoxicação alimentar; relação criança-profissional/adulto durante a refeição; estratégias de sensibilização dos EE; e avaliação diária do funcionamento do refeitório. Houve ainda a oportunidade para a realização de exercícios práticos.

Enquadrada nesta mesma estratégia, o Município complementa esta intervenção com dicas que acompanham os planos de ementa para a promoção de uma alimentação saudável dirigidas aos alunos e Encarregados de Educação e promove ainda rubrica quinzenal na rádio Voz da Ria referente ao mesmo tema.