Atividades de Animação e Apoio à Família durante as férias da Páscoa

sexta, 26 de março 2021


A Câmara Municipal disponibiliza, como uma estratégia municipal de coesão e desenvolvimento social complementar da Educação Pré-escolar, o serviço de Atividades de Animação e Apoio à Família nos Estabelecimentos de Ensino do Mato, Visconde de Salreu, Padre Donaciano de Abreu Freire e Pardilhó. Pretende-se assim, disponibilizar às famílias uma resposta adequada às suas expectativas, interesses e necessidades pessoais e profissionais através da oferta de atividades educativas e recreativas diversificadas.

Na Interrupção Letiva da Páscoa, que decorre de 29 de março a 1 de abril, o Município ajustou as rotinas e práticas ao atual contexto pandémico, garantindo a aquisição de aprendizagens e o desenvolvimento das crianças em segurança e, ao mesmo tempo, a garantia do seu bem-estar e direito de brincar. 

São assim, privilegiadas atividades gerais orientadas em espaços abertos e no exterior, a utilização das tecnologias, teatro e leitura de histórias em círculo alargado, jogos e dinâmicas de grupo que não impliquem o contacto físico. 

As cerca de 90 crianças inscritas na Interrupção Letiva da Páscoa podem ainda participar nas seguintes atividades programadas:

- 29 de março - Leitura e Dramatização do livro ‘O passeio da Dona Rosa’ e Gincana inspirada no mesmo
- 30 de março - Visualização do filme ‘A Origem dos Guardiões’ com pipocas
- 31 de março - Confeção de brigadeiros de chocolate e coco
- 1 de abril - Caça aos ovos da Páscoa

O serviço de Atividades de Animação e Apoio à Família está disponível diariamente, em período letivo e nas interrupções letivas, das 7h30 às 18h30, e atualmente conta com a participação de 143 crianças, isto é, 41,3% da população escolar a frequentar a Educação Pré-escolar nos Estabelecimentos de Ensino Público do concelho.