Dia da Floresta: Câmara Municipal planta 260 tamargueiras no Esteiro de Salreu

A Câmara Municipal de Estarreja assinala o Dia Mundial da Floresta (21 de março), na segunda-feira, 22 de março, com a plantação de 260 tamargueiras, ao longo das margens do Esteiro de Salreu. Sensibilizar para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra e fomentar uma atitude cívica de respeito pela floresta são objetivos da ação, que este ano, ao contrário do habitual, se realiza sem o envolvimento da comunidade, em especial da escolar, devido à pandemia.

sexta, 19 de março 2021

Porquê a escolha da tamargueira? Esta espécie foi selecionada por ser tolerante à salinidade e por ajudar a suportar os taludes da margem do Esteiro de Salreu que, não raras vezes, está sujeito a alagamentos e rombos em épocas de cheia.

A plantação destas primeiras 260 árvores, que será concretizada pelos trabalhadores municipais do Setor de Espaços Verdes, está inserida na 3.ª edição do “Plantar o Futuro”, que prevê um total de mil novas árvores. As restantes ficarão nas estufas da Quinta do Marinheiro, Avanca, até à sua plantação prevista para o final do ano.

O programa desenvolvido no âmbito da parceria do Município de Estarreja com a Associação Agora Aveiro já promoveu, nas duas primeiras edições, a plantação de 4000 árvores autóctones em Estarreja.

Precisa de apoio para cuidar da floresta?

O Gabinete Técnico Florestal (GTF) do Município de Estarreja atua na prevenção e recuperação de áreas ardidas, promovendo ações de defesa da floresta, em especial contra incêndios florestais. O GTF privilegia o contacto direto com a população. É a este gabinete que deve recorrer sempre que necessitar de ajuda para cuidar da sua floresta (atendimento sob marcação 234840600/ horário de atendimento ao público às terças-feiras das 9h00 às 12h30).

O Dia Mundial da Floresta comemora-se desde 1972. As florestas são áreas fundamentais para o meio ambiente e para a economia. Desde a matéria-prima (madeira, cortiça, resina), ao alimento (castanha, nozes, avelãs, medronhos, mirtilos, etc.) e até mesmo a compostos importantes para a fabricação de medicamentos. As áreas florestais são importantes para a fixação dos solos, albergar habitats para inúmeras espécies, relacionam-se com o ciclo da água e influenciam no clima, conservação de recursos hídricos e edáficos e armazenamento de carbono e libertação de oxigénio.

Neste dia, lançamos-lhe um desafio: por 1 minuto, olhe à sua volta, esteja onde estiver, e conte o número de elementos que encontra provenientes da floresta. A floresta está (quase) sempre presente (quer no seu estado natural, quer através dos recursos e produtos que nos oferece).

Comemore o Dia Mundial da Floresta como ela merece. Com respeito e valor!
Cuide da floresta, ela cuidará sempre de si!