Ajudar os mais novos a lidar com a pandemia é o objetivo dos “Guardiões do Tesouro”

quinta, 18 de fevereiro 2021


No âmbito das medidas de combate à pandemia implementadas pelo Município de Estarreja, o PISTA - Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã, em articulação com o Gabinete de Psicologia Municipal, CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e Agrupamento de Escolas de Estarreja, disponibiliza às turmas do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico a atividade “Guardiões do Tesouro”, com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia, ao nível das emoções e relações.

A pandemia de COVID-19 e as medidas preventivas da propagação do novo coronavírus têm um forte impacto na vida das crianças. 

Esta situação inesperada tem implicações na saúde mental dos mais novos, seja pela preocupação face à doença e incertezas sobre o contágio e letalidade, ou pelas medidas instituídas para minimizar a sua propagação, como o isolamento e o distanciamento social. Importa minimizar, o mais possível, qualquer impacto causado. 

Integrada na atividade “Oficina dos Afetos”, o PISTA convida os alunos a embarcar numa magnífica viagem. Juntos irão percorrer 3 ilhas em busca de um tesouro. 

Na ilha da proteção, ficarão a saber um pouco mais sobre a COVID-19 e como se devem proteger. Na ilha das emoções, irão descobrir as emoções e a forma como as vivem e sentem. Por fim, chegados à ilha da Amizade irão perceber como podem manter a amizade mesmo não estando tão próximos fisicamente. No final deste percurso, irão descobrir um tesouro… e tudo o que de valioso este guarda. 

A Vereadora da Ação Social e da Inclusão da Câmara Municipal de Estarreja e Presidente da CPCJ, Isabel Simões Pinto, sublinha que “esta atividade surge da manifestação de uma preocupação com as crianças que estavam em isolamento profilático, por parte da representante das Associações de Pais na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estarreja.” E acentua a importância do “trabalho em rede, criando sinergias com todos os recursos do território” e procurando dar respostas concretas aos problemas.  

Inicialmente prevista para decorrer em formato presencial, esta ação será agora desenvolvida à distância (via ZOOM), em dia e hora definidos com os respetivos professores titulares de turma. 

Os professores podem inscrever as suas turmas através do endereço de email do PISTA (pistaclds4g@cpafp.pt), dando indicação da escola e ano de escolaridade, ou através dos respetivos coordenadores de estabelecimento.