Biblioteca volta a “EmprESTAR” e mantém atividade virtual

domingo, 31 de janeiro 2021

Com o encerramento do espaço físico, a Biblioteca Municipal de Estarreja continua a sua missão e permanece junto da comunidade retomando o serviço “EmprESTAR” e a programação online durante o período de confinamento.

Leitura em dia com o “EmprESTAR”

O “EmprESTAR” funciona de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. O leitor só tem que aceder à plataforma http://biblioteca.cm-estarreja.pt, consultar o catálogo bibliográfico online, realizar a sua pesquisa e escolher os documentos que pretende.

Posteriormente, deverá enviar um e-mail para biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt e/ou telefonar para o número 234 840 614 e indicar os documentos que pretende requisitar (títulos e autores), o seu número de leitor e nome completo.

A Biblioteca combinará a data e horário para levantamento da encomenda. As entregas são feitas na entrada do edifício da Biblioteca, cumprindo todas as regras de segurança e higiene recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e pela Direção-Geral de Saúde. Caso o leitor se encontre impossibilitado de sair do seu domicílio, poderá receber os seus documentos em casa, em data e horário a combinar.

Os prazos para devoluções mantêm-se: 15 dias para material não livro (CD, DVD) e 1 mês para as monografias. Os livros em circulação são mantidos em quarentena até novo empréstimo.

Programação com atividades online

Apesar das portas fechadas, também a programação da Biblioteca Municipal não parou, continua em formato virtual na página de Facebook da Rede Municipal de Bibliotecas. Consulte a programação para o mês de fevereiro e participe!

6/fevereiro – 10h30
Contos com fraldas
A iniciativa que faz parte da programação regular da Biblioteca Municipal está de volta com histórias narradas em formato vídeo para bebés e papás que gostam de brincar ao faz de conta. Desta vez, “O pequeno amarelo e o pequeno azul”, do conceituado autor de literatura infantil Leo Lionni, ganharão vida numa animação em stop motion.

19/fevereiro – 19h30
“Avivar Memórias” com Mestre António Esteves, construtor naval de Pardilhó

Ciente da importância da preservação da memória e das fontes orais, o Município de Estarreja tem vindo a iniciar um caminho de recolha de estórias e histórias das gentes da terra.

Pretende-se com este projeto recuperar memórias imateriais que de outra forma ficarão perdidas. Um reencontro com as memórias, disponibilizando-as e perpetuando-as no tempo, para que jamais sejam esquecidas. A aposta neste projeto e a sua disponibilização para todos visa recuperar as memórias, mas, igualmente importante, promover a inclusão social, a relações entre as pessoas e o envolvimento da comunidade.

20/fevereiro – 10h00
Final concelhia do Concurso Intermunicipal de leitura

Fomentar a leitura e a literacia continua a ser uma das muitas missões da Biblioteca Municipal e das várias Bibliotecas escolares. Por isso, a Rede Concelhia volta a participar no Concurso Intermunicipal de leitura, desta vez num formato totalmente adaptado à realidade pandémica com as provas a decorrerem online. Com participantes dos vários níveis de ensino, horários marcados, e todos protegidos nas suas casas, vamos celebrar o livro e a leitura!

27/fevereiro
11h00 / Histórias em família

Os livros nunca se fecham, as histórias nunca terminam e os sonhos continuam a pairar. Neste confinamento, a Biblioteca Municipal desloca-se a vários locais do concelho para deixar em cada recanto palavras encantadas, personagens atrevidas e dar a conhecer locais inspiradores e cheios de história.
Local: Estaleiro do Mestre Esteves

14h30 / Workshop de Teatro de Sombras, por Teatro e Marionetas de Mandrágora
Conhecer as nossas lendas e tradições, percorrê-las de lés a lés nas asas da imaginação, este é o desafio lançado com esta oficina.
A sessão, numa primeira fase, explora os vários tipos de marionetas de sombras e seus mecanismos. Esta primeira fase servirá de inspiração aos participantes para criarem as suas personagens, que de seguida experimentam na tela.
Ver, fazer e experimentar são as três fases pelas quais o participante passa para assim culminar numa lenda construída e imaginada por todos. Esta sessão, é agora adaptada para versão online.
Inscrições e informações: 234 840 614 / biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt

Correio Eletrónico: biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt