Votos de Pesar pelo falecimento de Armando Vigário e Fernando Joaquim da Costa

quarta, 20 de janeiro 2021

A Câmara Municipal de Estarreja exarou votos de pesar pelo falecimento de Armando Vigário e Fernando Joaquim da Costa. Pode consultar neste link a Ata da Reunião de Câmara realizada no dia 14 de janeiro onde a deliberação foi tomada por  unanimidade.

Armando da Silva Vigário nasceu em Pardilhó, em 1933, onde viveu até se mudar para Avanca, onde viria a casar com Maria Berta, nascendo os seus 4 filhos.

Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, tendo depois uma longa carreira profissional, desde a Nunes & Rodrigues à Durit.

Mas foi sempre a vocação de cidadania que marcou a sua vida ativa. Logo em 1956 integra um grupo de estudantes que funda a futura Associação Artística de Avanca, que assim relembra: “Naquele tempo uma mocidade louca, ingénua e generosa… faminta de ilusões, juventude irreverente, insatisfeita e ávida por fazer alguma coisa que se visse, que influenciasse o meio e que todos ajudasse a passar melhor o tempo que nunca volta atrás”.

Sócio n.º 11, na Artística e pelo Andebol foi uma presença constante e desempenhou inúmeros cargos e responsabilidades, recebendo o título de Sócio Honorário. Alegria grande saber que, 64 anos depois, disputa o principal campeonato nacional.

Foi sempre um Cidadão presente, abraçando também a causa política, tendo sido Vice-Presidente da Câmara de Estarreja, de 1964 a 1966, mantendo a sua participação democrática através do PPD/PSD noutros cargos autárquicos.

A sua generosidade levou-o a aceitar outras colaborações e coletividades. Destacamos, além do Jornal “O Concelho de Estarreja”, em Avanca, da Atlética à Fundação Benjamim Dias Costa. Em Estarreja, da Misericórdia à Rádio Voz da Ria, de que foi fundador e dirigente logo em 1987.

A sua longa e dedicada vida pública e associativa valeu-lhe em 2013, das mãos do Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, a Medalha de Mérito Municipal, prestando pública homenagem pela sua ação em diversas áreas e que dignificam o nome de Estarreja.

Faleceu no dia 9 de janeiro de 2021, aos 87 anos de idade.

Fernando Joaquim da Costa, nascido a 12 de fevereiro de 1925 na Freguesia de Fermelã, viúvo e pai de sete filhos, foi presidente da Junta de Freguesia de Fermelã durante 14 anos: 1.º mandato – 16 de dezembro de 1979 a 12 de dezembro de 1982 [3 anos]; 2.º mandato – 12 de dezembro de 1982 a 15 de dezembro de 1985 [4 anos]; 3.º mandato – 15 de dezembro de 1985 a 17 de dezembro de 1989 [4 anos] e 4.º mandato – 17 de dezembro de 1989 a 12 de dezembro de 1993 [4 anos].

Faleceu no dia 31 de dezembro de 2020, aos 95 anos de idade.