“Música a Direito” assinala os Direitos das Crianças

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja e a Câmara Municipal lançaram, no Dia da Música, o concurso “Música a Direito”, assinalando os 31 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, que se celebra esta sexta-feira, dia 20 de novembro. As cinco músicas originais concorrentes, envolveram um total de 85 crianças participantes.

sexta, 20 de novembro 2020

Participaram os seguintes grupos, com as seguintes músicas:
. “Grupo Benjamins” - Projeto Musical da Fundação Benjamim Dias Costa - “Crianças, Crianças, Crianças”;
. Pardalhitos com Direitos, grupo da EBI Pardilhó - “Direitos das Crianças, Não podemos esquecer”;
. Brigada dos Direitos/ Escolas do Agrupamento de Escolas de Estarreja – “Coração cheio de esperança”;
. Miguel Luzes, Escola Secundária de Estarreja - “Joga, sente e vive”;
. Crianças Musicais, turmas de Música da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire - “Somos crianças”.

“Crianças, crianças, crianças”, do grupo Benjamins, foi a música que conquistou o júri constituído por: dois representantes da Comissão Alargada, Patrícia Couto e Catarina Tavares; um representante do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Luís Fardilha; um representante do Cine Clube de Avanca, Eunice Castro; diretor da Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Carlos Marques; e dois artistas convidados: Luís Portugal – Produtor, compositor e cantor; e Rui Mouro – Rapper e Vice-Campeão Nacional de Beatbox.

À proposta vencedora é atribuída a possibilidade de realizarem a gravação e a pós-produção da sua música e do seu videoclipe.

Esta iniciativa surgiu com os seguintes objetivos: divulgar e dar a conhecer os Direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança à comunidade em geral e estimular a criatividade e reforçar as competências da expressão e da comunicação das crianças e dos jovens.

Neste desafio, os participantes tiveram a oportunidade para conhecer, debater e comunicar, através da música, os ideais e os objetivos da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Durante o dia de hoje, numa iniciativa do Projeto PISTA, as músicas concorrentes andam na rua para assinalar os 31 anos da Convenção dos Direitos das Crianças.

"Crianças, crianças, crianças
Uma por todas e todas por uma
Direitos, família e muita esperança
Nunca devia faltar a nenhuma
Vamos gritar bem alto:
Somos crianças, queremos voar
Vamos cantar bem alto:

Todas temos direito
A colo, carinho e amor
Um amor que protege
Uma família feliz
Toda a criança merece
Ter um lar de verdade
De sangue ou de coração
Não há distinção"

Excerto da letra “Crianças, Crianças, Crianças”, do “Grupo Benjamins” - Projeto Musical da Fundação Benjamim Dias Costa

A 20 de novembro, assinala-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança. A data celebra a proclamação mundial da Declaração dos Direitos das Crianças, em 1959, e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, em 1989.

www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Docs_referencia/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf

www.unicef.pt/media/2766/unicef_convenc-a-o_dos_direitos_da_crianca.pdf