Natalim apela ao verdadeiro sentido de Natal

Num tempo de dificuldades, mas consciente que é preciso dar um sinal de esperança aos estarrejenses e um estímulo ao comércio local, a Câmara Municipal de Estarreja não deixa de assinalar a quadra especial que se aproxima. Com um programa de animação moderado e com um orçamento mais reduzido, o “Natalim – Um Mundo de Sonhos que não tem fim” foi reajustado e todas as medidas de proteção serão acauteladas. Hoje mais do que nunca, as luzes não se apagam.

segunda, 23 de novembro 2020


Nestes tempos cinzentos, não podemos apagar os sorrisos das crianças, e dos adultos, e os valores que a época de Natal representa. 

Entre 28 de novembro a 6 de janeiro, haverá Natalim nos espaços públicos, que serão decorados com elementos alusivos, como a Árvore de Natal gigante ou um Presépio iluminado. Sem efeito ficam o mercadinho de Natal ou o carrossel para os mais novos.

No dia 28 de novembro, sábado, mesmo sem a festa de inauguração das luzes e sem os cânticos das crianças, Estarreja ilumina-se com a magia das luzes de Natal e decoração dos espaços públicos, dando início ao programa possível.

Para além dos passeios do Pai Natal pelas ruas do concelho - uma vez que o velhinho de barbas brancas não irá receber as crianças na Praça -, haverá animação itinerante nas ruas da cidade, cinema infantil e concerto de Natal no Cine-Teatro, exposição, oficinas e contos na Biblioteca. 

Invocar o espírito solidário

Serão promovidas campanhas que revertem a favor de famílias que necessitam do apoio da comunidade. 

Uma das novidades é a campanha solidária “Apadrinhe um Sonho de Natal”, promovida pelo Rotary Club de Estarreja, em parceria com o Município. Os estarrejenses são convidados a cumprir o desejo de crianças indicadas pela Rede Social de Estarreja, numa ação coordenada pelo Projeto PISTA (CLDS 4G – Contrato Local de Desenvolvimento Social). 

Será muito fácil ajudar a concretizar um sonho de Natal e criar momentos de felicidade nestas crianças, que as façam esquecer situações mais difíceis e duras. Na Biblioteca, uma árvore de Natal está enfeitada com os pedidos das crianças, basta retirar uma dessas cartas, comprar a prenda desejada, entregá-la na Biblioteca e fazer uma criança feliz. 

No âmbito do programa “A Escola vai ao Pai Natal”, a Câmara Municipal apela igualmente ao espírito solidário e de partilha dos mais novos, através da recolha de alimentos nas escolas, que resultarão em cabazes de Natal a entregar a famílias que se encontram em maiores dificuldades, sinalizadas pela Rede Social de Estarreja, tornando o seu Natal mais feliz. A entrega dos cabazes solidários está marcada para os dias 17 e 18 de dezembro, no Ciclo Criativo.

Este ano sem a habitual Caminhada Solidária, o grupo de voluntariado comunitário de Estarreja da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove a recolha de brinquedos a favor de crianças com cancro

Sempre com a missão de tornar mais alegres estas crianças, a campanha serve para sensibilizar para a prática do exercício físico, como um forte aliado para a nossa saúde e bem-estar, convidando os estarrejenses a caminharem de forma individual ou em família, em especial durante o período da campanha, entre 30 de novembro a 23 de dezembro, com a entrega dos brinquedos a decorrer na Biblioteca e nos Paços do Concelho. 

Apoio ao comércio local

À promoção do evento estará associada uma campanha de apoio ao pequeno comércio, em parceria com a SEMA – Associação Empresarial de Estarreja, Murtosa, Albergaria-a-Velha, Ovar e Sever do Vouga. “Compre no comércio local” é o selo com que a Câmara Municipal e a SEMA carimbam este Natalim. 

Mobilizar os comerciantes, envolver os clientes e estimular a população a fazer compras no comércio tradicional, numa altura em que a crise se acentua é o objetivo desta campanha. 

 

E não se esqueça, continue a adotar as medidas de segurança: lavar as mãos, uso correto da máscara, distanciamento social e etiqueta respiratória. A sua saúde e a saúde de todos, agradecem.

 

Consulte aqui o programa do NATALIM 2020