Natalim apela ao verdadeiro sentido de Natal
Num tempo de dificuldades, mas consciente que é preciso dar um sinal de esperança aos estarrejenses e um estímulo ao comércio local, a Câmara Municipal de Estarreja não deixa de assinalar a quadra especial que se aproxima. Com um programa de animação moderado e com um orçamento mais reduzido, o “Natalim – Um Mundo de Sonhos que não tem fim” foi reajustado e todas as medidas de proteção serão acauteladas. Hoje mais do que nunca, as luzes não se apagam.
Nestes tempos cinzentos, não podemos apagar os sorrisos das crianças, e dos adultos, e os valores que a época de Natal representa.
Entre 28 de novembro a 6 de janeiro, haverá Natalim nos espaços públicos, que serão decorados com elementos alusivos, como a Árvore de Natal gigante ou um Presépio iluminado. Sem efeito ficam o mercadinho de Natal ou o carrossel para os mais novos.
No dia 28 de novembro, sábado, mesmo sem a festa de inauguração das luzes e sem os cânticos das crianças, Estarreja ilumina-se com a magia das luzes de Natal e decoração dos espaços públicos, dando início ao programa possível.
Para além dos passeios do Pai Natal pelas ruas do concelho - uma vez que o velhinho de barbas brancas não irá receber as crianças na Praça -, haverá animação itinerante nas ruas da cidade, cinema infantil e concerto de Natal no Cine-Teatro, exposição, oficinas e contos na Biblioteca.
Invocar o espírito solidário
Serão promovidas campanhas que revertem a favor de famílias que necessitam do apoio da comunidade.
Uma das novidades é a campanha solidária “Apadrinhe um Sonho de Natal”, promovida pelo Rotary Club de Estarreja, em parceria com o Município. Os estarrejenses são convidados a cumprir o desejo de crianças indicadas pela Rede Social de Estarreja, numa ação coordenada pelo Projeto PISTA (CLDS 4G – Contrato Local de Desenvolvimento Social).
Será muito fácil ajudar a concretizar um sonho de Natal e criar momentos de felicidade nestas crianças, que as façam esquecer situações mais difíceis e duras. Na Biblioteca, uma árvore de Natal está enfeitada com os pedidos das crianças, basta retirar uma dessas cartas, comprar a prenda desejada, entregá-la na Biblioteca e fazer uma criança feliz.
No âmbito do programa “A Escola vai ao Pai Natal”, a Câmara Municipal apela igualmente ao espírito solidário e de partilha dos mais novos, através da recolha de alimentos nas escolas, que resultarão em cabazes de Natal a entregar a famílias que se encontram em maiores dificuldades, sinalizadas pela Rede Social de Estarreja, tornando o seu Natal mais feliz. A entrega dos cabazes solidários está marcada para os dias 17 e 18 de dezembro, no Ciclo Criativo.
Este ano sem a habitual Caminhada Solidária, o grupo de voluntariado comunitário de Estarreja da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove a recolha de brinquedos a favor de crianças com cancro.
Sempre com a missão de tornar mais alegres estas crianças, a campanha serve para sensibilizar para a prática do exercício físico, como um forte aliado para a nossa saúde e bem-estar, convidando os estarrejenses a caminharem de forma individual ou em família, em especial durante o período da campanha, entre 30 de novembro a 23 de dezembro, com a entrega dos brinquedos a decorrer na Biblioteca e nos Paços do Concelho.
Apoio ao comércio local
À promoção do evento estará associada uma campanha de apoio ao pequeno comércio, em parceria com a SEMA – Associação Empresarial de Estarreja, Murtosa, Albergaria-a-Velha, Ovar e Sever do Vouga. “Compre no comércio local” é o selo com que a Câmara Municipal e a SEMA carimbam este Natalim.
Mobilizar os comerciantes, envolver os clientes e estimular a população a fazer compras no comércio tradicional, numa altura em que a crise se acentua é o objetivo desta campanha.
E não se esqueça, continue a adotar as medidas de segurança: lavar as mãos, uso correto da máscara, distanciamento social e etiqueta respiratória. A sua saúde e a saúde de todos, agradecem.