9.º Encontro de Literatura Infanto Juvenil
“Literatura Infanto Juvenil, Inclusão e Cidadania” é o tema da 9.ª edição do Encontro de Literatura Infanto Juvenil que, em formato on-line, vai reunir vários especialistas das áreas de inclusão e mediação esta sexta-feira e sábado, dias 30 e 31 de outubro.
Este encontro pretende ser um contributo da Rede de Bibliotecas de Estarreja para uma reflexão sobre as potencialidades do ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e jovens na promoção da inclusão e da cidadania e na compreensão e aceitação das diferenças culturais e étnicas.
Entre os seis oradores presentes, Miguel Horta, da Laredo Associação Cultural, que dinamiza um conjunto de projetos de mediação e leitura no nosso país, irá abordar o tema “Mediação Leitora Inclusiva”. Destaca-se também uma presença do país vizinho, Paz Fernández Pereiro, do projeto Biblioteca Inclusiva, da Conselharia de Educação da Galiza, para abordar a diversidade na biblioteca.
Com lotação esgotada, o encontro virtual vai juntar 50 participantes entre educadores, professores, psicólogos e animadores.
:: Programa
30 OUTUBRO SEXTA-FEIRA
_sessões síncronas
[13:30] Sessão de Abertura
[14:00–15:30] Painel 1_ O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL COMO POTENCIADORA DE INCLUSÃO E DA CIDADANIA
Derrubar muros e construir pontes – A literatura infantojuvenil e o encontro com o Outro
Conceição Dinis Tomé, Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Viseu
Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais - Universidade Aberta
Mediação Leitora Inclusiva
Miguel Horta, Laredo Associação Cultural
Projeto “Todos juntos podemos Ler”
António Nogueira, Rede de Bibliotecas Escolares
[15:30] intervalo
[16:00-19:00] workshops
(opção 1)
Ferramentas para uma mediação leitora inclusiva
Miguel Horta, Laredo Associação Cultural
(opção 2)
“Livros e outros recursos facilitadores da inclusão na biblioteca”
Paz Fernández Pereiro Biblioteca Inclusiva, Conselharia de Educação da Galiza
31 OUTUBRO SÁBADO
[9:00–10:30] Painel 2_ DESAFIOS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Para incluir, não basta incluir um tema inclusivo – como selecionar um livro infantil
Dora Batalim, Universidade Católica de Lisboa e Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich
A Importância do contexto simbólico da literatura para a infância na inclusão
Ana Mourato, Projeto “Livro para a Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento”
Atender a diversidade na biblioteca
Paz Fernández Pereiro, Biblioteca Inclusiva, Conselharia de Educação da Galiza
[10:30] Intervalo
[11:00-13:30] workshops
(opção1)
“Mediação da leitura como forma de estimular a linguagem e a comunicação – desde os bebés aos pré leitores”, Ana Mourato
(opção2)
“De que género é este livro?”
Dora Batalim, Universidade Católica de Lisboa e Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich
[13:30] Sessão de encerramento