Risco de incêndio florestal: Alerta laranja até sexta-feira, dia 11
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) determinou a manutenção do estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), no nível laranja.
Face às previsões meteorológicas adversas, a Proteção Civil acionou o estado especial de alerta laranja para vários distritos do país. A prorrogação da situação de alerta está em vigor até às 23h59 do dia 11 de setembro de 2020, também para o Distrito de Aveiro. O alerta laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro.
Recorde-se que o período crítico de risco de incêndio rural está em vigor até dia 30 de setembro. Até ao final deste mês:
. É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva sem AUTORIZAÇÃO.
. É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados sem AUTORIZAÇÃO.
. É PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores é proibido em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
. É PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
. É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
. É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
. É PROIBIDO usar motorroçadoras (excepto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo.
. É permitido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
. É OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.
Em caso de incêndio, ligue 112.
+ info www.ipma.pt/pt/riscoincendio/