AVANCA 2020: Jovens aprendem a fazer filmes com distanciamento social

segunda, 13 de julho 2020

Pela primeira vez, jovens entre os 12 e os 16 anos vão produzir filmes a pensar neste período pandémico das suas vidas. De forma inédita, e no contexto do Festival de Cinema AVANCA 2020, os filmes vão ser produzidos mantendo a distância de dois metros entre cada participante e com o uso obrigatório de máscara, sempre que se justifique.

Este ano, no “Cinentertainment”, os jovens participantes desenvolvem uma história e concretizam um filme a pensar nos novos tempos que se vivem. Como é o presente? E o futuro? Uma lembrança do passado?

Grupos reduzidos de jovens cineastas, com idades entre os 12 e os 16 anos, aprendem e experimentam fazer um filme. Primeiro por videoconferência e depois, já em Avanca, cumprindo as regras ditadas pelos novos tempos de COVID-19.

A história, o storyboard, o guião, a localização, os técnicos, os atores... tudo isso a partir de 17 de julho por videoconferência e entre 22 e 26 de julho presencialmente em Avanca, onde estes mini cineastas poderão construir a sua proposta em vídeo, com algumas restrições impostas por este vírus que não nos larga. Filmar é para todos a mais de dois metros de distância!

Uma experiência inovadora, tal como os tempos que correm, tornada num novo desafio! Novas maneiras de pensar, criar e… estar! Certamente com muitas histórias para contar (que é também para isso que o cinema "serve"), jovens participantes vão experimentar fazer cinema com distância física… algo inédito!

A coordenação e acompanhamento está a cargo de Ivo Prata, arte-educador, ator, tecnólogo e mentor do Cinentertainment. Amigo do AVANCA desde 1998, trabalha com crianças, jovens e adultos em contextos artísticos informais de aprendizagem natural, com filosofia "hands-on".

Obrigatório trazer ideias, vontade, alegria e, quem conseguir... um aparelho que filme e um computador portátil para montar o seu filme.

As inscrições estão já disponíveis na página do festival (www.avanca.com), onde bastará procurar a ficha de inscrição em “Cinentertainment 9”.

O AVANCA 2020 decorre entre 17, 22 e 26 de julho em Avanca, Concelho de Estarreja.

O 24.º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2020 é uma organização Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja, acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da CIRA, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

O Verão em AVANCA começa a dois metros de distância!