“Juntos pela floresta, todos contra o fogo no Concelho de Estarreja 2020” - Inscrições até 2 de julho

quarta, 24 de junho 2020

Estão abertas inscrições para a 14ª edição do projeto “Juntos pela Floresta, todos contra o fogo no Município de Estarreja”, até ao dia 2 de julho no GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe. Promovido pela Câmara Municipal, o projeto tem como missão contribuir para a redução da área ardida e do número de ocorrências no concelho.

Pretende-se que a iniciativa avance no terreno no período entre 13 a 30 de julho. O projeto pretende integrar um total de 18 jovens.

O projeto existe em Estarreja desde 2006, constituindo uma mais-valia, quer para os jovens participantes, quer para a floresta do concelho. Coordenado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município, o projeto conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Estarreja e Guarda Nacional Republicana.

BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO

O Projeto existe em Estarreja desde 2006. É coordenado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal da Autarquia que articula com os Agentes da Proteção Civil locais (Bombeiros e GNR) as ações desenvolvidas.
Colaboram o Setor de Higiene e Limpeza Pública e o Setor de Ambiente da Câmara Municipal de Estarreja.
Este Projeto faz parte integrante do POM 2020 (Plano Operacional Municipal), aprovado pela CMDF (Comissão Municipal de Defesa da Floresta).

Objetivo geral:
Contribuição para a redução da área ardida e do número de ocorrências no Concelho de Estarreja.

Objetivos específicos:
- Vigilância móvel ativa (bicicleta)
- Alerta de fogos florestais
- Recolha de lixo em áreas florestais
- Georreferenciação de lixeiras clandestinas em espaço florestal
- Meio de dissuasão
- Sensibilização da população
- Inserção no Plano Operacional Municipal de cada ano

Quem pode participar:
Jovens com idades compreendidas entre os 16 e 25 anos e que preencham os requisitos do projeto “Estarreja Compartilha”.

Requisitos:
- Autonomia e responsabilidade
- Espírito de equipa e de entreajuda
- Saber andar de bicicleta
- Respeito pela natureza

O que oferecemos:
- Formação (área florestal do concelho, legislação sobre o setor florestal, orientação em campo).
- Contacto com a proteção civil (autarquia, bombeiros, GNR)
- Seguro
- Bolsa (1€/hora – máximo 100 horas por mês)
- T-shirt do projeto