Festival Regresso ao Futuro: Fernando Daniel sobe ao palco do CTE

20 é o número mágico que vai voltar a ligar o som e a acender as luzes dos Teatros Municipais, resgatando-nos ao silêncio e ao afastamento: no dia 20 de junho, às 21h30, 21 artistas portugueses e 21 Teatros Municipais celebram o Regresso ao Futuro. Em Estarreja recebemos o cantor Fernando Daniel.

quarta, 10 de junho 2020


Depois da COVID-19 ter obrigado as salas de espetáculos a cancelar ou a adiar inúmeros espetáculos em Portugal, o Festival Regresso ao Futuro marca o desconfinamento da cultura com o regresso dos artistas portugueses, das equipas técnicas e do público a 21 teatro municipais, distribuídos de norte a sul do país. Os bilhetes têm o preço único de 10€ e estão à venda a partir de terça-feira, 9 de junho, nos locais habituais e nas bilheteiras dos Teatros.

A música ao vivo regressa assim ao palco do Cine–Teatro de Estarreja. Voltamos a abrir portas com o concerto do cantor e compositor estarrejense Fernando Daniel, um dos nomes mais sonantes e promissores da música portuguesa, depois de ter vencido o programa televisivo “The Voice”, em 2016, participado no Festival da Canção no ano seguinte, ter lançado dois álbuns e, tão jovem, tem já dois concertos agendados no Coliseu de Lisboa e do Porto para o final deste ano.

Segundo a organização do evento, a cargo da Sons Em Trânsito, o Festival “reafirma a vocação decisiva dos Teatros Municipais para a sustentabilidade da cultura em Portugal, a sua importante contribuição para a circulação artística, agindo como um catalisador de esperança, resiliência e confiança para o público, sempre dentro das regras sanitárias em vigor.”

Regresse à nossa (sua) casa em segurança

Passo a passo, o concelho e o país retoma a “normalidade” e o CTE prepara o regresso dos espetáculos ao vivo, naquela que é a sala de visitas cultural do nosso Concelho, garantindo a segurança de todos.  A vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, sublinhou que este reabrir de portas “não podia ser de melhor forma, com um grande nome da Música Portuguesa, um nome que é “nosso”, é de Estarreja: Fernando Daniel, que, connosco, vai também celebrar, neste fim de semana, os 15 anos da reabertura do CTE.”

Notou ainda que “o Festival Regresso ao Futuro tem uma mensagem simbólica muito forte e o CTE, enquanto equipamento cultural de referência, não podia deixar de estar presente. O Festival, neste momento especialmente difícil para o setor cultural, vem sublinhar, de forma expressiva, a importância dos equipamentos culturais municipais e do investimento dos Municípios na cultura e na programação cultural regular. Estarreja é exemplo disso!”

Regresse connosco ao CTE, nesta data que marca o 15.º aniversário da sua reabertura, em festa e com confiança. Estamos a implementar cuidadosamente todas as orientações da Direção-Geral da Saúde, para conforto e segurança de todos. A lotação do espaço está reduzida a 50%, pelo que apelamos à compra antecipada do seu bilhete, na bilheteira online ou na bilheteira, presencialmente.

Um evento também com cariz solidário

Esta iniciativa “é, simultaneamente, também um acontecimento solidário”, em que as receitas da bilheteira ao Fundo de Solidariedade para a Cultura, criado pela Audiogest (associação que representa produtores musicais) e GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), destinado a todos os profissionais dos setores das artes. Como explica a organização “o objetivo deste fundo é apoiar financeiramente, até ao limite das disponibilidades, profissionais (incluindo profissionais independentes e trabalhadores) do setor cultural, que se encontram a braços com uma crise sem precedentes, tantos deles arredados dos apoios públicos, precisamente fruto da precariedade estrutural do setor.”

O público também é desafiado a participar nesta corrente solidária sem precedentes. Todos são convidados “a levar alimentos não perecíveis para entrega nos Teatros, que serão recolhidos e distribuídos pela União Audiovisual junto dos profissionais dos setores das artes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade alimentar.”

Neste regresso tenha em conta novas regras e informações:
- É obrigatório o uso de máscara, 
- É obrigatório manter a máscara colocada no decorrer dos espetáculos, utilizando-a sempre de forma adequada, de acordo com as recomendações da DGS;
- É obrigatório cumprir as medidas de etiqueta respiratória;
- Em diversos pontos do CTE existem dispensadores de solução antissética à base de álcool para desinfeção das mãos;
- Não é permitida a permanência do público no foyer da plateia ou do balcão;
- Não será disponibilizado o serviço de babysitting;
- O sistema de ar condicionado será desativado; 
- Estão suspensos os serviços de bar e bengaleiros;.

Bilheteira (junho e julho)

Apela-se à compra antecipada do bilhete, de forma a evitar ajuntamentos e garantir o devido distanciamento.
Horário 
- quinta e sexta-feira: 14h30 – 19h00;
- sábado: 16h00 – 19h00 | 21h00 – 22h00;
- domingo, feriados e outros dias com eventos: 30 minutos antes do início do evento e até 1h depois.


- A permanência de público na bilheteira deve ser limitada ao tempo estritamente necessário à aquisição do bilhete ou prestação de alguma informação;
- Não será permitido efetuar reservas de bilhetes;
- Todos os espetáculos estão sujeitos à emissão de bilhete, mesmo que a entrada seja gratuita;
- Não será permitida a entrada de crianças com idade inferior à classificação etária definida para o espetáculo;
- Os lugares ocupados devem ter um lugar de intervalo entre espectadores sendo que na fila seguinte os lugares ocupados devem ficar desencontrados;
- De modo a garantir o procedimento anterior, satisfazendo o maior número de espectadores, os coabitantes manterão um lugar de intervalo entre si;
- A entrada dos espectadores na sala é efetuada por ordem de chegada, de acordo com a sinalética indicativa colocada na entrada do CTE, de forma a evitar concentração e cruzamento de pessoas nos foyers;
- A saída dos espectadores da sala será realizada pelos mesmos circuitos de entrada, devendo iniciar pelo lugar mais próximo da saída – última fila - evitando o cruzamento entre espectadores;
- No final do evento, os espectadores devem permanecer sentados nos seus lugares, aguardando a indicação dos Assistentes de Sala para a saída da sala.