Reabertura da Biblioteca Municipal no dia 1 de junho

A Biblioteca Municipal de Estarreja reabre ao público na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, no horário 10h00-12h30/ 13h30-18h00, de segunda a sexta-feira. Há condicionantes a ter em conta neste período. Por exemplo, será permitida a entrada a 20 utilizadores em simultâneo e o tempo de permanência será limitado, tendo em conta o número de utentes em espera. Medidas necessárias para prevenir riscos de contágio da COVID-19.

sexta, 29 de maio 2020

Criado especificamente para esta fase de regresso à nova normalidade e indo de encontro às “Recomendações de Boas Práticas na Reabertura das Bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas” e das orientações da Direção Geral da Saúde, o “Plano de Abertura da BME” determina um conjunto de regras e medidas que garantam todas as condições de higiene e segurança para os utilizadores.

A reorganização do mobiliário nas salas de leitura, de forma a manter o distanciamento entre pessoas que não sejam coabitantes, a remoção de jornais e revistas da sala de periódicos e outros objetos dispensáveis nesta fase, ou a colocação de acrílicos no atendimento são algumas das medidas adotadas ao nível da organização interna para que os leitores possam usufruir do espaço em segurança.

Caberá também a cada utilizador respeitar as normas de acesso a este espaço público. Desta maneira, poderá cuidar de si, e ao mesmo tempo cuidar de todos.

Condições de acesso:
. Uso obrigatório de máscara;
. Desinfeção das mãos à entrada;
. Respeitar a distância de segurança de 2m;
. Etiqueta respiratória;
. Respeitar os circuitos de entrada e de saída do edifício;
. É apenas permitida a permanência de 20 utilizadores na Biblioteca distribuídos da seguinte forma: 6 na sala infantil, 12 na sala dos adultos e 2 na sala dos periódicos;
. O acesso aos espaços será orientado pelas técnicas da Biblioteca;
. Permanência nas salas com tempo determinado, tendo em conta o número de utilizadores em espera;
. O acesso às estantes é feito exclusivamente pelas técnicas da Biblioteca;
. No final da consulta do documento, caso não o pretendam requisitar deverão entregá-lo à técnica, que o colocará em quarentena;
. O acesso aos periódicos e revistas não será permitido;
. Acesso a um computador na sala de leitura dos adultos, em caso de estrita necessidade, com as devidas regras de higiene e segurança;

Um regresso com novas regras, mas com os objetivos de sempre: permitir o livre acesso à cultura e informação, facultar o acesso a múltiplos suportes de informação, mas acima de tudo, estimular a leitura.

Se pretende requisitar títulos, para facilitar o processo de escolha, aconselhamos que, antes de se dirigir à Biblioteca, consulte o catálogo bibliográfico online na plataforma biblioteca.cm-estarreja.pt.