COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 28/05/2020

quinta, 28 de maio 2020

Situação epidemiológica no Município (Dados facultados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro)

. Total de casos 114 (dos quais 69 recuperados, 10 óbitos e 35 casos ativos) Atualizado hoje às 17h57

RESTAURAÇÃO E BEBIDAS - SELO ESTABELECIMENTO SAUDÁVEL & SEGURO
Se tem um restaurante, café ou bar, veja como pedir o selo "Clean & Safe" para o seu estabelecimento. O serviço está disponível através do portal ePortugal.
O selo “Clean & Safe” distingue os estabelecimentos de restauração e bebidas que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus.
Mais informação aqui
www.youtube.com/watch?v=FYaExGtVgrg&feature=youtu.be

(RE)DESCOBRIR ESTARREJA
“Passear ao ar livre, procurar espaços verdes e de contacto com a natureza, paisagens e animais. Não haverá desculpas para procurar o Portugal que está para lá das praias. Portugal tem vários parques naturais, biodiversidade e sustentabilidade”, este foi o mote do programa Sociedade Civil, da RTP, desta tarde, com a zona natural de Estarreja a merecer referência.
Este é um dos pontos obrigatórios neste verão, afirmou o jornalista Luís Castro antes de iniciar a conversa sobre o BioRia com o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Estarreja, Adolfo Vidal.
Neste período de desconfinamento, pode aqui usufruir da natureza, da paisagem única, passear, fazer exercício físico ou contemplar a Ria de Aveiro... e manter o distanciamento social.
O programa está disponível neste link www.rtp.pt/play/p6714/e475004/sociedade-civil

MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Uma vez que o SARS-CoV-2 se transmite de pessoa a pessoa, através de gotículas que podem ser inaladas ou depositar-se em superfícies ou objetos em que tocamos, é extremamente importante adotar certos cuidados que evitem a propagação da COVID-19.
De destacar as 5 seguintes medidas:
• Distanciamento entre pessoas;
• Utilização de equipamentos de proteção;
• Higiene pessoal, nomeadamente a lavagem das mãos e etiqueta respiratória;
• Higiene ambiental, como a limpeza e desinfeção:
• Automonitorização de sintomas, com abstenção do trabalho caso surjam
sintomas sugestivos de COVID-19.

As medidas gerais de prevenção e controlo da COVID-19 são explicadas neste manual https://covid19.min-saude.pt/…/…/2020/05/ManualVOLUME1-1.pdf

Cuide de Si, Cuide de Todos!