COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 17/05/2020

domingo, 17 de maio 2020

Situação epidemiológica no Município (Dados facultados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro)

. Total de casos 112 (dos quais 37 recuperados, 10 óbitos e 65 casos ativos)
Atualizado hoje às 15h34

2.ª FASE DO PLANO DE DESCONFINAMENTO
Amanhã, o país dará mais um passo de desconfinamento, sendo necessário continuar a acautelar todos os cuidados de prevenção contra a COVID-19.
O que abre / passa a ser possível
. lojas com porta aberta para a rua até 400 m2 ou partes de lojas até 400 m2 (ou maiores, por decisão da autarquia)
. restaurantes, cafés e pastelarias (lotação a 50%, funcionamento até às 23h)
esplanadas
. ensino secundário: 11.º/12.º anos ou 2.º e 3.º anos de outras ofertas formativas (10h-17h)
. creches (com opção de apoio à família)
. equipamentos sociais na área da deficiência
. equipamentos culturais (museus, monumentos e palácios, galerias de arte, salas de exposições e similares)

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, deixa a seguinte mensagem: “por agora, trata-se apenas de mudança de regras, não a ‘cura da doença’! Mas vislumbram-se melhores dias nas nossas vidas. Tenhamos, contudo, o maior cuidado e façamos todos por não correr riscos. A guerra à COVID-19 ainda está longe de estar ganha.”

APOIO À AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 20-G/2020 (https://dre.pt/…/guest/pe…/-/search/133723684/details/normal) que estabelece um Sistema de Incentivos à segurança nas micro, pequenas e médias empresas, no contexto da doença COVID-19.
O novo Programa ‘ADAPTAR’ pretende apoiar as microempresas e as PME no esforço de adaptação e de investimento nos seus estabelecimentos, ajustando os métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores dada a pandemia COVID-19.
Serão apoiados os custos de aquisição de equipamentos de proteção individual para trabalhadores e utentes, equipamentos de higienização, contratos de desinfeção e os custos com a reorganização dos locais de trabalho e alterações de ‘layout’ dos estabelecimentos.
Consulte aqui toda a informação www.portugal2020.pt/…/novos-avisos-de-concurso-adaptar-para…

MICROSITE DEDICADO À COVID-19
Toda a informação local sobre medidas excecionais, serviços municipais, unidades de saúde, pode ser consultada no microsite dedicado à COVID-19 http://covid19.cm-estarreja.pt/

Cuide de Si, Cuide de Todos!