Manual realça a importância da alimentação para os bons resultados escolares

quinta, 14 de maio 2020

Toda a gestão doméstica e económica está comprometida com as alterações que nos rodeiam e, por exigir um esforço acrescido de todos, o Município de Estarreja desenvolveu um manual de apoio na gestão e preparação das refeições em casa, de forma prática, fácil e económica, mas garantindo sempre uma alimentação equilibrada e saudável.

Elaborado no âmbito do programa Cuidar à Distância, o manual da alimentação “Refeições em casa” fala sobre os desafios da alimentação em tempos de COVID-19; dá dicas para refeições práticas, fáceis e económicas; dicas para uma alimentação saudável, equilibrada e variada; explica como envolver os mais novos na preparação das refeições; e inclui receitas para fazer em casa e atividades sobre a alimentação para os mais novos.

De repente, a pandemia provocada pela propagação da COVID-19 alterou o nosso quotidiano e quase tudo se limita à nossa casa. A escola em casa, o teletrabalho, as recomendações de recolhimento da Direção Geral de Saúde levam a que, na grande generalidade, as famílias permaneçam em casa, onde fazem todas as suas refeições.

Os pais e encarregados de educação têm uma responsabilidade redobrada para garantir uma boa alimentação para a família, em muitos casos, infelizmente, com uma diminuição considerável dos rendimentos por motivos de redução de remuneração, desemprego, doença, entre outros.

Esta mudança exige uma maior disponibilidade e requer um maior esforço com uma boa dose de imaginação para, diariamente em, pelo menos, cinco refeições, garantir uma alimentação correta, que é tão importante para bons resultados de aprendizagem das nossas crianças.

Desafio aos “mini-chefes”

Por outro lado, pretende-se também que os momentos de preparação e realização de refeições sejam momentos de partilha e aquisição de competências entre todos os elementos da família.

É por isso lançado o desafio "Receitas do Mini-Chefe”, em que se pede às crianças que partilhem uma receita criada em família, através de um registo fotográfico ou ilustração. Assim, podem divulgar o trabalho da sua equipa de cozinha e, quem sabe, inspirar outras famílias. Podem enviar o resultado da experiência culinária para geral@cm-estarreja.pt.

Pode consultar a versão digital do manual aqui