Confiança neste primeiro dia de Mercado Municipal

Fechado desde 17 de março, o Mercado Municipal de Estarreja retomou a sua atividade esta manhã. Neste cenário de retoma gradual da economia, com novas regras associadas, constatou-se que os estarrejenses aderiram com civismo e respeito pelo plano de contingência implementado pela Câmara Municipal de Estarreja, de forma a minimizar o risco de contágio do coronavírus.

terça, 05 de maio 2020

O controlo de entradas com limite de 25 clientes em simultâneo na nave onde funciona o mercado, a higienização das mãos à entrada, o uso obrigatório de máscara, foram algumas das medidas implementadas pela autarquia e que tornaram possível a reabertura deste ponto de comércio de produtos alimentares.

Os vendedores seguem, de igual forma, regras específicas para garantir o máximo de segurança na comercialização dos seus produtos. Além de que, a Câmara Municipal reforçou as ações de higiene e desinfeção do espaço.

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e o Vereador com o Pelouro do Mercado e Feiras, João Alegria, estiveram no mercado neste primeiro dia para verificarem in loco a nova dinâmica de funcionamento e a reação de vendedores e visitantes. Estão reunidas todas as condições para que os Estarrejenses voltem e comprem com toda a confiança no nosso Mercado Municipal.

Diamantino Sabina considera que “no essencial correu bem. As pessoas acataram as regras e os vendedores estavam todos ansiosos por regressar à normalidade, alguns com saudades de rever os seus clientes. O Mercado não foi forte em termos de afluência do público, mas esperemos que o próximo sábado seja melhor, ainda que com todos os cuidados e regras já previamente determinadas.”

A abertura da zona de venda de produtos hortícolas dos agricultores locais, das árvores de fruta e galináceos vivos na parte exterior do mercado, será o próximo passo da autarquia, neste levantamento progressivo de restrições, garantindo as necessárias regras de distanciamento entre os vendedores e as normas de segurança e de higiene, que todos devem observar e que o dia de hoje foi um excelente exemplo de responsabilidade.

A autarquia está ao lado dos pequenos comerciantes e deu esse sinal de apoio com um pacote de medidas lançadas para minimizar os efeitos económicos provocados pela pandemia. Foram suspensas taxas mensais devidas pela ocupação de espaços no Mercado Municipal (bancas, lojas, lugares de terrado), nas lojas da Praceta do Mercado e lugares da Feira, para 4 meses (de 1 abril até 31 de julho de 2020).

O Mercado Municipal realiza-se às terças e sábados, entre as 8h e as 13h. Há um único acesso do interior que é feito pela porta sul (do lado da EN-109).

Informação importante destinada ao público

Máximo de 25 pessoas no interior

Para sua segurança:

- Desinfete as mãos à entrada
- Uso obrigatório de máscara
- Siga as regras de etiqueta respiratória
- Mantenha a distância física de segurança (2 metros)
- Planeie as suas compras, diminuindo o tempo de exposição
- Faça a sua encomenda prévia com cada vendedor, de forma a ter os seus produtos já preparados e embalados
- Proibido mexer nos bens alimentares
- Privilegie o pagamento eletrónico

. Horário de abertura ao público: 8h00-13h00 (todas as terças-feiras e sábados)