COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 14/04/2020

terça, 14 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pela Delegação de Saúde de Estarreja)

. Total de casos 82 (8 óbitos/ 2 recuperados)
Distribuição por freguesias:
Avanca – 9 casos
Beduído e Veiros – 17 casos (dos quais 4 óbitos e 2 recuperados)
Canelas e Fermelã – 5 casos
Pardilhó – 48 casos (dos quais 4 óbitos)
Salreu – 3 casos

Segundo os dados que nos são fornecidos ao final do dia pela Delegação de Saúde de Estarreja, existe um acumulado de 82 casos de COVID-19 no concelho, (aumento de 2 casos). A lamentar uma vítima mortal da freguesia de Pardilhó, de idade avançada que se encontrava hospitalizada e tinha patologia oncológica associada. O Município de Estarreja apresenta condolências à família.

Em declarações à Rádio Voz da Ria, na nova rubrica de esclarecimento aos estarrejenses sobre a COVID-19, Joana Matos, médica interna em funções na Delegação de Saúde de Estarreja, afirmou esta tarde que “a situação no concelho está relativamente estabilizada. As medidas de isolamento social, que todos estamos a tentar cumprir, têm surtido efeitos”, levando à quebra das cadeias de transmissão da doença. Na opinião desta médica, ao aumento da capacidade de testes em Estarreja, não tem havido um aumento proporcional no número de casos.
Na página de Facebook da Rádio Voz da Ria pode colocar as suas dúvidas sobre a COVID-19 e as respostas serão dadas no Jornal da Ria.

PLANO MUNICIPAL DE TESTES À COVID-19 NOS LARES
O Município continua com o seu programa de realização de testes nos lares. Hoje, as ações de rastreio realizaram-se na Associação Humanitária de Salreu.
Ao abrigo deste plano da iniciativa da autarquia já foram realizados 361 testes. A autarquia está a garantir uma média de 30 testes por dia nos lares, com calendarização semanal. Até ao dia de hoje, o Estado realizou 88 testes em dois lares do concelho.

ENSINO À DISTÂNCIA – APOIO AOS ALUNOS
Os 4 mil alunos do concelho regressaram hoje às aulas sem sair de casa. A Câmara Municipal de Estarreja vai apoiar os alunos que não possuem os meios necessários para esta modalidade de ensino à distância. + info www.cm-estarreja.pt/noticias/8279
Esta é uma das medidas da Câmara Municipal para apoiar famílias e empresas face à pandemia que vivemos. + info www.cm-estarreja.pt/noticias/8270

USO DE MÁSCARAS NA COMUNIDADE
De acordo com a Direção Geral de Saúde é de considerar o uso de máscaras em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas, como medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória.
A utilização de máscaras pela população implica o conhecimento e domínio das técnicas de colocação, uso e remoção, e que a sua utilização não pode, de forma alguma, conduzir à negligência de medidas fundamentais como o distanciamento social e a higiene das mãos.

Consulte aqui a informação integral da DGS sobre este assunto.

Seja um Agente de Saúde Pública.