COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 31/03/2020

terça, 31 de março 2020

Situação epidemiológica no Município
(dados disponibilizados pela Delegação de Saúde de Estarreja)
. Total de casos 26 (2 óbitos)

Após inúmeros contactos, insistências, alertas e diligências, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, obteve por parte do Ministério da Saúde a garantia de testes para os utentes do Lar Vida Nova, que se realizaram hoje, para além de outras medidas como o envio de pessoas técnicas qualificadas e substituição dos auxiliares por outra equipa entretanto mobilizada pela Segurança Social.

Temos investido “todo o tempo, capacidade, energia, capacidade financeira, técnica e logística da Câmara para combater esta situação da COVID-19 e tornar o concelho mais resiliente”, conforme disse hoje Diamantino Sabina à Rádio Voz da Ria, onde faz balanços diários de forma a esclarecer o maior número possível de Estarrejenses, incluindo os que não têm acesso aos meios digitais.

Este combate exige igualmente a conjugação de esforços das várias entidades: Saúde, Segurança Social, Proteção Civil e Segurança, com as quais o Presidente da Câmara Municipal e Presidente do Serviço Municipal de Proteção Civil, Diamantino Sabina, tem estado em constante articulação e acompanhamento.

Para além das medidas extraordinárias que vêm sendo tomadas pelos lares de 3.ª Idade, está em marcha um Plano de Contingência Geral para o universo dos lares em Estarreja.

No âmbito desse Plano estão perspetivados já dois equipamentos de retaguarda, que no conjunto contarão com cerca de 90 camas, e que poderão vir a albergar casos “NÃO COVID-19”, criando mais uma resposta crucial nesta fase da pandemia:

- no Ginásio da Escola Padre Donaciano, num trabalho em articulação com o Agrupamento de Escolas de Estarreja. A autarquia irá apetrechar o espaço com 24 camas, entre 30 camas que adquiriu a uma empresa local;

- no Hotel Tulip Inn, que disponibilizou as suas instalações, permitindo-nos ampliar consideravelmente esta resposta.

. Consulte aqui todas as medidas da autarquia www.cm-estarreja.pt/Covid19_medidasEstarreja

. Precisamos de Médicos, Enfermeiros e Auxiliares Voluntários!
Bolsa Municipal de Voluntários Técnicos blve@cm-estarreja.pt / 910 433 416

Aos Estarrejenses, pedimos a máxima colaboração e que respeitem as recomendações das autoridades de saúde.