COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 30/03/2020

segunda, 30 de março 2020

Situação epidemiológica no Município
(informação fornecida e atualizada diariamente pela Delegação de Saúde de Estarreja)
. Total de casos 24

Estarreja lamenta a segunda vítima mortal por COVID-19. A utente do Lar Associação Vida Nova a quem foi diagnosticada COVID-19 faleceu hoje no Hospital de Aveiro. O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, endereça sentidos pêsames aos familiares.
Por outro lado, reclama uma ação “musculada” por parte das entidades competentes, nomeadamente da Saúde e Segurança Social, nesta instituição.

Numa corrida contra o tempo e contra um inimigo invisível que não dá tréguas, o Município de Estarreja “tudo tem feito, extravasando competências”, na procura de soluções para o lar da terceira idade de Pardilhó. “O Municipio está a tentar fazer tudo, mas tem que haver uma solução enérgica por parte da Saúde e Segurança Social”, reclama Diamantino Sabina, que tem batido a várias portas para que o problema tenha uma resolução urgente.

Testes imediatos para despiste da doença, evacuação dos utentes ou envio de equipas de saúde. São propostas possíveis defendidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja que ainda não conseguiu obter uma resposta concreta por parte das autoridades competentes.

Foi a autarquia quem promoveu e garantiu a realização de testes às funcionárias, assim que o caso foi sinalizado e não tem poupado esforços e meios para garantir igualmente os testes de diagnóstico aos utentes, nomeadamente junto de laboratórios privados, bem como as condições de higiene e segurança nomeadamente oferecendo equipamentos de proteção individual (EPI).

A falta de material técnico foi mais uma das imprevisibilidades deste processo e a autarquia já avançou para a aquisição de zaragatoas para que não se arraste de forma indefinida no tempo.

“O Município sente imensas barreiras”, declara Diamantino Sabina, que reforça: “estamos a fazer tudo o que nos é possível, extravasando as nossas competências. Estamos empenhados em fazer a nossa parte e a exigir a quem de direito que faça a sua parte também. É imperiosa uma intervenção enérgica por parte do Estado.”

Como entidade próxima às populações e no terreno, em articulação com todas as entidades - IPSS, Autoridade de Saúde, Segurança Social, proteção civil, socorro e segurança -, a Câmara Municipal tem feito um esforço extraordinário, em várias frentes, nesta grave crise de saúde pública.

. Consulte aqui todas as medidas da autarquia www.cm-estarreja.pt/Covid19_medidasEstarreja

. Precisamos de Médicos, Enfermeiros e Auxiliares Voluntários!
Bolsa Municipal de Voluntários Técnicos blve@cm-estarreja.pt / 910 433 416

. Com os serviços encerrados, continuamos a garantir atendimento pelo GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, com recurso aos canais digitais: Contatos: Email game@cm-estarreja.pt e via Skype atendimento.online@cm-estarreja.pt / Horário 09h00 – 15h00

Cumpra as ordens das autoridades de saúde: recolhimento domiciliário, higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento social. Fique em casa, proteja-se!