Carnaval Amigo do Ambiente: Município de Estarreja associa-se à ERSUC

Nem tudo é folia: a sustentabilidade também desfila no carnaval estarrejense. Numa parceria com a ERSUC, o Município de Estarreja torna o Carnaval num eco evento com o compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento, promovendo a gestão adequada de resíduos.

quarta, 19 de fevereiro 2020

A autarquia assumiu este compromisso desde o início de dezembro com a distribuição de estruturas por todas as Sedes dos grupos com o objetivo de reduzir as quantidades de resíduos produzidos pela comunidade carnavalesca. No Sítio do Carnaval disponibiliza ainda uma centena de equipamentos de recolha seletiva de embalagens e resíduos e de beatas de cigarros. No Carnaval Infantil não haverá garrafas de água de plástico, a Câmara Municipal vai distribuir garrafas reutilizáveis aos mais de 1650 participantes.

Associada a esta componente, há também a vertente de responsabilidade social. As receitas dos resíduos encaminhados para reciclagem reverterão a favor da CERCIESTA. Esta causa pretende motivar e incentivar a alteração de comportamentos de todos aqueles que estão envolvidos no entrudo estarrejense.

A ERSUC, uma empresa de referência no setor Ambiental e Tratamento e Valorização de Resíduos em Portugal, garante a formação a todos as associações e fará o reforço dessa sensibilização durante o evento, alertando para a necessidade da separação dos resíduos, e disponibiliza sacos coloridos para recolha dos recicláveis. No final do evento assegura a recolha dos sacos e dos materiais pesados, para quantificar as quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem. Serão ainda disponibilizados pela ERSUC meios didáticos relacionados com a correta gestão de resíduos urbanos.

As 5 escolas de samba e os 7 grupos de folia também partilham a preocupação com o ambiente. Todos os anos recorrem à criatividade reutilizando e reaproveitando os materiais dos desfiles das edições anteriores, para além de já estarem a fazer separação seletiva de resíduos, nas suas sedes desde o final de 2019.

Todos os visitantes e participantes do Carnaval de Estarreja 2020 terão a oportunidade de participar em ações de sensibilização nos dias:

- 22 de fevereiro: 13h30 ~ 14h30 | 16h00 ~ 17h00
-  23 e 25 de fevereiro: 13h30 ~ 14h30