Doação de sangue e de medula óssea na Praça Francisco Barbosa no próximo sábado

A iniciativa de doação de sangue e de medula óssea, decorre na Praça Francisco Barbosa, no centro da cidade de Estarreja, este sábado, dia 22, entre as 09h00 e as 12h30.

terça, 18 de fevereiro 2020


Na manhã do próximo sábado, dia 22, o Município de Estarreja promove, em articulação com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e com a Associação de Dadores de Sangue das Terras do Antuã (ADSTA), uma iniciativa de doação de sangue e de medula óssea, em Estarreja.

Na Praça Francisco Barbosa vai estar estacionado um autocarro adaptado do IPST ao qual poderão dirigir-se todos os interessados em participar nesta iniciativa nobre.

A 1.ª colheita de sangue da ADSTA aconteceu em Salreu, na Associação Cultural, em 1990. Rapidamente a associação cresceu expandindo o seu raio de atuação a todo o Município de Estarreja e também aos concelhos vizinhos de Oliveira de Azeméis, Ovar e Vale de Cambra. 

No ano passado, em 2019, esta associação colheu 4272 unidades de sangue. As colheitas são encaminhadas para os HUC - Hospitais da Universidade de Coimbra e IPST - Instituto Português do Sangue e Transplantação. 
Na sede da ADSTA, em Estarreja, realizam-se colheitas de sangue na última 2.ª feira de cada mês, entre as 15h00 e as 19h00. 

Seja um herói, dê Sangue.