Trono Real: já são conhecidos os Reis e as Rainhas do Carnaval de Estarreja

Apresentamos os foliões que vão ocupar o trono real do Carnaval de Estarreja. Sua Alteza O Rei Tiago Nóbrega e Sua Alteza A Rainha Ivette Valente são os rostos do Carnaval, “gente da casa”, que representam na perfeição o espírito carnavalesco.

segunda, 03 de fevereiro 2020


São duas figuras com uma presença vincada no entrudo estarrejense, pois fazem parte do seu passado, do presente e também queremos que do futuro. E para a noite do dia 19 de fevereiro, quarta-feira, às 21h30, está marcada a tradicional chegada dos Reis à Estação da CP, dando início ao desfile mais trapalhão, as Marchas Luminosas. Todos estão convidados a receber os Reis, a participar e a brincar ao Carnaval acompanhados por um Trio Elétrico com Nel Monteiro.

Quem são os Reis do Carnaval?

Aos 16 anos, Tiago Nóbrega já vivia o Carnaval, participando - mascarado - nos bailes da passagem de ano, acompanhando grupos de mascarados a convite de um dos impulsionadores do entrudo estarrejense, Manuel Figueira. 

Para este estarrejense o Carnaval começou assim, vestindo os dominós, um género de túnica, tapada na cabeça e com uma máscara no rosto.  Nunca mais deixou de gostar de Carnaval. Em grupos ou sozinho fazia (e faz) sempre o seu Carnaval. Desfilou pela primeira vez em 1999, na estreia do Grupo de folia TásKuEla. Foi Rei pela primeira vez no ano de 2003. Este ano, volta a assumir o trono real.  

Tudo começou num convívio de amigas em 1996. Entre conversas e gargalhadas surgiu a ideia de formar um grupo de Folia, as “Xicas na Palheta”. Apresentam-se em 1997 com o primeiro desfile ("Aldeia da Roupa Branca"), e surge a primeira vitória.  
Durante 13 anos, Ivette Valente desfilou com grandes Amigas, onde “vestiu” vários papéis, como a inesquecível Cruella de Vil; de grandes amizades, de muitos momentos de diversão, e de grandes aprendizagens.  

Agora vive-o de forma diferente, desfilando num dos grupos das noites do Carnaval, "As Não Podemos". Mas para além deste grupo de amigos, há um outro que não dispensa. E por isso é uma das protagonistas do Carnaval Infantil, acompanhando as crianças do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, onde trabalha há 25 anos.  

Que rufem os tambores… já são conhecidos os vencedores do concurso “Reis de Palmo e Meio”

O futuro do Carnaval de Estarreja também passa pelas crianças. Depois de ter sido lançado o concurso “Reis de Palmo e Meio”, em janeiro, Leandro Marques e Ariana Marques, de 9 anos, foram os pequenos foliões que reunirem mais interações “Gosto” na soma das duas páginas oficiais do Facebook do Município de Estarreja e do Carnaval de Estarreja, conquistando o trono real com 407 e 657 likes, respetivamente. 

Dom Leandro e Dona Ariana desfilarão como Rei e Rainha no corso infantil que decorrerá a 16 de fevereiro, domingo, na “avenida” do Parque Municipal de Antuã.  Este será o primeiro grande desfile dos festejos do Carnaval de Estarreja que contará com a participação de mais de 1650 mini foliões de 15 grupos organizados por associações, IPSS e escolas garantindo um espetáculo onde reinará a criatividade e a originalidade.

Consulte o programa completo do Carnaval de Estarreja 2020.