Exposição e tertúlia recordam os momentos vividos pelos combatentes na Guerra do Ultramar

Este sábado, dia 11, a partir das 16h, a Biblioteca Municipal de Estarreja inaugura a exposição “Na Guerrilha” de Fausto Ferreira. E recebe ainda a tertúlia “Gentes da Nossa Terra com Combatentes da Guerra do Ultramar”.

quinta, 09 de janeiro 2020

“Na Guerrilha” é o tema da exposição de fotografias de Fausto Ferreira que inaugura este sábado, dia 11, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Estarreja.

Pelo olhar da lente de Fausto Ferreira, esta mostra, que ficará patente até 31 de janeiro, mostrará aos visitantes o panorama com que os combatentes se deparavam todos os dias e noites, durante os 24 meses que o autor permaneceu em Angola.

Segue-se, às 16h30, a tertúlia “Gentes da Nossa Terra com Combatentes da Guerra do Ultramar” que será um momento de partilha de memórias. A sessão será moderada por Mário Rui e conta com a presença de Fausto Ferreira e os combatentes estarrejenses.

De salientar, que no passado dia 17 de novembro, o Município de Estarreja homenageou os combatentes da Guerra do Ultramar do concelho com um Monumento no Largo da Estação, de onde dezenas e dezenas de jovens desembarcaram entre 1961 e 1974. A imagem de um soldado estarrejense fica perpetuada nesta peça em memória dos antigos combatentes e neste local, com todo o seu poder simbólico. Naquele Soldado Estarrejense estão representados todos os Estarrejenses e suas Famílias que se sacrificaram durante a guerra colonial ao longo de 13 duros anos.