Informação sobre a Vespa Velutina

quinta, 28 de novembro 2019


A Vespa velutina nigrithorax, vulgarmente designada por Vespa velutina é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera).

O principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas. Quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada, tal como acontece com outros insetos.

No âmbito do Plano Nacional de  Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal, as câmaras municipais, através dos seus SMPC - Serviços Municipais de Proteção Civil, coordenam o controlo e destruição dos ninhos desta espécie.

 

Se detetar um ninho de Vespa velutina, no concelho de Estarreja, não hesite em contactar-nos, através de:

- Câmara Municipal de Estarreja – Serviço Municipal de Proteção Civil – 234 840 600

- Se preferir, poderá dirigir-se também à Junta de Freguesia da sua área de residencial, aos Bombeiros Voluntários de Estarreja ou à Guarda Nacional Republicana.

- Pode ainda utilizar a nova plataforma do ICNF 

 

O Município de Estarreja recebeu, em 2019, a aprovação da candidatura a financiamento para a destruição dos ninhos de Vespa velutina. Este apoio, no montante global de 10 mil €, insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta”, previsto na subalínea iii), da alínea d) do n.º 1 do artigo artigo 6.º do Regulamento do Fundo Florestal Permanente. 

Este financiamento pretende apoiar o município na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de Vespa velutina, grande predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento, pelos espaços florestais, sensu lato, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.


Se detetar algum ninho de Vespa velutina, comunique!
A Proteção Civil, começa em cada cidadão!