Forças Armadas em contacto com os alunos estarrejenses

Estarreja associa-se às comemorações dos 30 anos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, com dois eventos militares dirigidos aos alunos do 1.º e do 2.º ciclo do concelho.

quarta, 16 de outubro 2019

Esta quarta-feira, dia 16, às 10h00, a Escola Secundária de Estarreja recebe a palestra “Cidadania e Forças Armadas”, destinada aos estudantes do 9.º ano, que visa divulgar o programa das Forças Armadas. Durante a palestra, os alunos terão a oportunidade de conhecer as funções e as atividades dos três ramos das Forças Armadas. Será ainda discutida a Cidadania nesta instituição militar.

Na passada segunda-feira, dia 14, os alunos do 4.º ano da Escola do Mato rumaram ao Aeródromo de Manobra n.º 1 (Ovar) para participar na atividade “Alista-te por um Dia”, no âmbito do Evento Militar na Região de Aveiro, integrado nestas comemorações. Esta ação teve como objetivo dotar as crianças de mais conhecimentos da vida militar.

Nas palavras de João Alegria, vereador da Educação, “estas ações são muito importantes para a promoção da Cidadania, tendo como referência duas Instituições que são estruturantes para o nosso território, quer a nível regional, quer nacional. É importante conhecermos para nos sentirmos cidadãos plenamente integrados e participativos. E conhecer as ações e dinâmicas de cada uma das Intuições que muito têm contribuído para o desenvolvimento das nossas comunidades.”

A proximidade das Forças Armadas e da Comunidade Intermunicipal é uma oportunidade “de valorizar a identidade como cidadãos e tornarmo-nos mais comunidade”, refere o vereador. Acrescenta ainda que “estas ações têm pleno enquadramento nos domínios na Educação para a Cidadania que o Agrupamento de Escolas de Estarreja promove este ano letivo, em concreto para o 9.º ano no respeitante às Instituições e Participação Democrática. E é também uma oportunidade de os jovens olharem para opções futuras.”