500 anos das comemorações do Foral de Antuã
Participe nas encenações para o Banquete Real
15 de novembro de 1519, Évora. Dom Manuel I concede Carta de Foral ao lugar e concelho de Antuã do Mosteiro de Arouca. Este é um marco na história do Município de Estarreja e as comemorações estão prestes a iniciar. O programa comemorativo dos 500 anos da atribuição do Foral à Vila de Antuã terá o seu expoente máximo em novembro, mas o envolvimento da comunidade é essencial e há preparativos que requerem a participação dos Munícipes.
É por isso lançado o convite para que participe nos workshops de dança e teatro que irão resultar em duas encenações – da entrega do Foral de Antuã por D. Manuel I e do Baile de Danças Medievais do Povo – a ter lugar no Banquete Real agendado para dia 16 de novembro, às 20h30, no Multiusos de Estarreja.
O workshop de teatro irá começar já este mês, no dia 30, e o workshop de danças medievais terá início a 8 de outubro. As inscrições, gratuitas, decorrem online até dia 25 de setembro e são limitadas. Nos formulários de inscrição [ TEATRO | DANÇAS MEDIEVAIS ] encontra toda a informação relativa a dias, horários e objetivos dos workshops.
O programa das comemorações, diversificado e alargado a diferentes espaços culturais, pretende fazer ecoar na cidade a importância deste acontecimento, valorizando o património cultural e a memória coletiva.
PARTICIPE NO PROCESSO CRIATIVO E FAÇA PARTE DO BANQUETE REAL!
WORKSHOPS DE DANÇAS MEDIEVAIS | TEATRO
GASTRONOMIA COM O CHEF IVO LOUREIRO | JOGOS | OFICINAS
Inscrições TEATRO | DANÇAS MEDIEVAIS
Programa comemorativo
15 novembro, sexta-feira
18H00 PAÇOS DO CONCELHO / PALESTRA 500 Anos do Foral de Antuã
Intervenção da historiadora Maria Helena da Cruz Coelho
19H00 CASA DA CULTURA / EXPOSIÇÃO Estarreja: Simbiose de Terra, Povo e Água
21H30 CINE-TEATRO / CONCERTO Bando do Surunyo
ŨA Enselada Ibérica As conexões musicais peninsulares no século XIV
16 novembro, sábado
16H00 PAÇOS DO CONCELHO / APRESENTAÇÃO REVISTA Terras de Antuã
20H30 MULTIUSOS Banquete Real
17 novembro, domingo
15H00 LARGO DA ESTAÇÃO Homenagem aos ex-combatentes da Guerra do Ultramar
17H00 CINE-TEATRO Voar! De Leonor Barata
23 novembro, sábado
9h30 BIBLIOTECA / PALESTRA A Construção da Cidade e da Cidadania: da Arqueologia à Arte Pública
IV Jornadas do Património do Concelho de Estarreja
Nota histórica
Foral do lugar e concelho D’Antuã do Mosteiro d´Arouca dado pelas Inquirições
O Concelho de Antuã foi também uma das terras a quem D. Manuel I, em 15 de novembro de 1519, concedeu privilégios, tanto aos seus moradores, como aos seus senhorios, neste caso o Mosteiro de Arouca, livrando-os de feudos e vassalagens senhoriais, cimentando normas comunitárias baseadas no equilíbrio, na justiça e na paridade a que todos tinham direito. O propósito seria fazer valer e cumprir o que nele estava estabelecido, funcionando com eficácia de lei.