Coletividades da área do desporto de Estarreja recebem apoio do Município

A Câmara Municipal de Estarreja procedeu esta quinta-feira, 11 de julho, à entrega de subsídios às coletividades e às associações da área do desporto, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo 2019.

segunda, 15 de julho 2019

Nesta sessão foi atribuída uma verba global de mais de 311 mil euros € (238 006,60 €de verbas correntes e 73 039,82 € de verbas de capital). No decorrente ano, os apoios da Câmara Municipal às associações e às coletividades na área do desporto totalizam um montante de 451 996,42 €, que se traduz no apoio a grandes eventos, na beneficiação e na requalificação de instalações e ainda outros investimentos. O movimento associativo no geral e o desportivo em particular desempenham no Município de Estarreja um papel verdadeiramente crucial como fator estruturante na formação dos jovens.

A Câmara Municipal de Estarreja, reconhecendo a importância do movimento associativo, no desenvolvimento local tem de “forma continuada apoiado o desporto, os diferentes clubes ou coletividades que desenvolvem um trabalho na área da formação que abrange mais de 1.600 jovens, substituindo-se ao Estado num papel que em grande medida, a este estava cometido.”

Adolfo Vidal, vereador do Desporto, salientou que “este é um investimento do Município no desporto, no bem-estar e na saúde da nossa população e também na formação dos nossos jovens enquanto membros da sociedade. Estarreja investe no desporto, per capita, mais do dobro da média nacional.” Destacou ainda que ”é dinheiro mais do que bem aplicado e temos de agradecer a estas coletividades (e aos pais dos nossos jovens) o apoio que prestam e o esforço que diariamente realizam para manter a prática desportiva em níveis elevados no nosso concelho.”

Apresentaram candidaturas aos diversos subprogramas de apoio e serão beneficiadas as seguintes instituições: Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – Ténis de Mesa; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – Futsal; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – Canoagem; Clube Cultural e Desportivo de Veiros – Patinagem; Associação Cultural de Salreu; Associação Artística de Avanca; Estarreja Andebol Clube; Associação Desportiva Arsenal de Canelas -  Patinagem; Associação Desportiva Arsenal de Canelas -  Andebol; Associação Desportiva Arsenal de Canelas -  Futsal; Associação Desportiva de Santiais; Centro de Cultura e Desporto de Salreu; Clube Desportivo de Estarreja – Futebol; Clube Desportivo de Estarreja – Natação; Associação Atlética de Avanca; Antuã Beach Handball; A. M. Da Urbanização da Póvoa de Baixo – BMX; Grupo Desportivo e Cultural da Cires; Sociedade Columbófila de Estarreja; Núcleo Sportinguista do Concelho de Estarreja; Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca; Grupo de Cicloturismo de Avanca; Centro Recreativo de Estarreja; Clube de Orientação de Estarreja; e ACADOF – Associação Cultural de Amizade e Desporto Olímpico de Fermelã.

Ainda durante o mês de julho, às 18h, no edifício do Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Estarreja procederá à entrega de subsídios às coletividades e associações das áreas da ação social (dia 16) e educação (dia 17), no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo 2019.