10º Troféu Nacional de Samba: as cores dos melhores carnavais juntam-se em Estarreja
A “liga das campeãs” do samba está de regresso à cidade de Estarreja. A 10ª edição do Troféu Nacional de Samba vai reunir na mesma avenida as melhores escolas de samba dos principais carnavais de Portugal. O desfile acontece este sábado, dia 22, a partir das 22h, no Parque Municipal do Antuã, com entradas livres.
No Parque Municipal do Antuã, desfilam as escolas de samba vencedoras dos carnavais de Estarreja, Ovar, Mealhada e Figueira da Foz.
As escolas de samba que se sagraram campeãs da edição de 2019 do Carnaval em Estarreja (Trepa de Estarreja), Ovar (Costa de Prata), Mealhada (Sócios da Mangueira) e Figueira da Foz (A Rainha), onde existe classificação na categoria do samba, preparam-se para mais uma competição, desta vez, com peso nacional.
Numa espécie de “carnaval de verão”, com samba luso, antevê-se um espetáculo de cor, alegria, qualidade, criatividade e exuberância, com mais de cinco centenas de figurantes a darem o seu melhor na alameda do parque da cidade, já batizada por muitos de “avenida do carnaval”.
Com 140 figurantes, cada escola de samba integra um conjunto de alas específicas: desde o mestre-sala e porta-bandeira, à comissão de frente, baianas, passistas e bateria.
A melhor a desfilar e que tiver melhor pontuação quando conjugados os vários critérios de avaliação - mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, fantasias, bateria, samba-enredo e conjunto - receberá o Troféu Nacional. O júri é constituído por elementos nomeados pelas próprias escolas de samba (dois elementos por cada escola que não podem votar no próprio grupo).
O samba até pode ter vindo do Brasil, mas já faz parte do Carnaval português e movimenta milhares de pessoas todo o ano, para quem “o samba é felicidade”. O encontro nacional, com disputa do troféu, realiza-se este sábado com um total de 560 figurantes.
A organização é da Associação do Carnaval de Estarreja, com o apoio da Câmara Municipal. Após o desfile decorre uma festa na tenda instalada no parque, com animação do DJ Alex xpress, também com entrada gratuita.
Escolas de Samba participantes e temas dos sambas-enredo:
Trepa de Estarreja - “Rir é o melhor remédio”
Costa de Prata, Ovar – “Bharat – O Mundo das Mil Cores”
Sócios da Mangueira, Mealhada – “Por tudo o que é mais sagrado”
Rainha, Figueira da Foz – “Divertilândia”