Festas de Santo António com a missão de ser um eco evento

As Festas de Santo António, da Cidade e do Município estão a chegar e não são apenas sinónimo de diversão, de alegria e de convívio. Ao longo de seis dias, a preocupação com a sustentabilidade ambiental será uma constante ao integrar práticas amigas do ambiente que contribuem para a diminuição da sua pegada e para a qualidade de vida dos munícipes.

sábado, 08 de junho 2019


Ao lado da tradição está a sustentabilidade
O Município de Estarreja juntou-se à ERSUC com o objetivo de transformar as Festas num ECO EVENTO, promovendo ações amigas do ambiente, que primam pela gestão correta dos resíduos dando primazia à política dos 3`R – Reduzir, Reutilizar e, por último, Reciclar. Por isso, a Organização está a implementar um conjunto de medidas como a recolha seletiva de embalagens (papel, plástico e alumínio, e vidro) e de beatas de cigarros.

Desta forma, em todo o recinto e zonas envolventes estarão disponíveis 20 suportes de embalagens; 2 estruturas (com 8 baldes para recolha de embalagens); 24 oleões; 12 vidrões; 12 contentores de 120 litros para indiferenciado; 1 ecobox; 18 cinzeiros em forma de cigarros; e 20 contentores de indiferenciado tornando assim as Festas de Santo António, da Cidade e do Município num Eco Evento.

O sistema de recolha seletiva a implementar garantirá que os resíduos sejam recolhidos e encaminhados para as instalações da ERSUC e Portary, para posteriormente serem enviados para reciclagem.

Sustentabilidade aliada à responsabilidade social
Também neste campo de ação, no dia 12 de junho, a ERSUC dará formação a todos os dinamizadores das tasquinhas com o objetivo de alertar para a necessidade da separação dos resíduos. No final do evento, os sacos serão recolhidos e os materiais pesados, para quantificar as quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem.

A esta missão, de valorização do lado ecológico do evento, está ainda associada a vertente de responsabilidade social, beneficiando um projeto social com impacto na comunidade local. O desempenho ambiental de toda a comunidade ao longo das Festas, resultará num valor definido pela ERSUC, em função das quantidades de recolha seletiva, que será atribuído à CERCIESTA.

Pequenos gestos, grandes mudanças 
O Município de Estarreja, no âmbito do projeto “Papel da Autarquia”, e aliando também este lado ecológico à fiel recriação de tempos antigos, irá oferecer papel reciclado aos comerciantes do Mercado Antigo, a fazer lembrar os tempos de outrora, com embrulhos em papel “mata-borrão”, e a todos os postos de venda de comes e bebes, para ser usado como pano de tabuleiro.