Em Avanca, portas abertas no Dia do Cineclube

Segunda, 15 de Abril 2019


Comemorando o Dia do Cineclube, um acontecimento organizado pela FPCC – Federação Portuguesa de Cineclubes, o Cine Clube de Avanca abre as portas da sua nova sede em construção.

Será esta segunda-feira, pelas 17h, que as portas serão abertas e todos podem acompanhar as obras que estão em desenvolvimento neste novo espaço cultural do centro da freguesia de Avanca.

Esta comemoração, para além da oportunidade de conhecer o espaço em obra, irá permitir visionar o documentário “Magister”, de Gustavo dos Santos. O realizador estará presente e fará a apresentação do filme.

Neste documentário, acompanha-se o trabalho do encenador Júlio Cardoso, do Teatro Seiva Trupe do Porto, que prepara uma nova peça. “Magister” é assim uma viagem de acesso restrito, de um ponto de vista muito intimista. Um filme sobre o palco que irá ser exibido num futuro ecrã de cinema.

Tendo retomado recentemente as obras, o edifício tem estado a ser intervencionado no seu interior, nomeadamente no espaço que no futuro será a sala de cinema de Avanca. 


Apoio do Município é de 95 mil €

As obras que têm estado a decorrer são resultado do apoio atribuído pelo Município de Estarreja, uma comparticipação global de 95 mil euros para 3 anos definida no protocolo de cooperação financeira assinado em dezembro de 2018.

A construção da sede é também apoiada pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

Sendo o Dia do Cineclube comemorado a 14 de abril, dia da primeira sessão conhecida de um cineclube, ao longo do território nacional a sua comemoração decorre nos diversos cineclubes do continente e ilhas em dias diversos entre 12 e 18, com exibições de filmes, debates e ações tão diversas como o Portas Abertas que irá acontecer em Avanca.

A entrada nesta comemoração e exibição filmica é naturalmente livre, dando assim ênfase aos títulos deste evento.