Este fim de semana há dezenas de atividades para os amantes da natureza e famílias no ObservaRia´19

Já arrancou a 4.ª edição do ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair. Até ao próximo domingo, dia 14, a zona do Baixo Vouga Lagunar em Estarreja é o ponto de encontro para os amantes do birdwatching e do turismo de natureza em geral.

sexta, 12 de abril 2019


Este fim de semana, a ObservaRia’19 convida à descoberta e proteção da vida selvagem reunindo 34 entidades e mais de 50 atividades, entre palestras, workshops, ateliês para crianças, passeios de barco, a pé, de bicicleta ou veículo elétrico, voo em balão de ar quente, e exposições.

Durante dois dias, o evento junta ainda um painel único de 20 especialistas nacionais e internacionais. Entre eles destaca-se o autor e protagonista do documentário “ 100 dias de solidão”, José Díaz; a fotógrafa de vida selvagem e embaixadora da Canon, Mariana Cano; o paleontólogo da Universidade Nova de Lisboa, Octávio Mateus; e do Museu da Lourinhã, Francisco Costa Pinto. 

Esta manhã, na abertura oficial da ObservaRia, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, deixou o convite a todos os amantes da natureza e famílias a participarem nesta iniciativa “que pretende promover o património único da região”. Salientou ainda que o BioRia também “é uma zona perfeita para ser visitada durante todo o ano, para amigos e famílias se juntarem e (re) descobrirem este espaço natural, darem passeios a pé, de bicicleta, de veículo elétrico e de caiaque”. Também abertura oficial da ObservaRia, João Carlos Farinha, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, realçou a importância desta “aventura que tem sido um sucesso e tem permitido potenciar o turismo de natureza e divulgar a ria”.

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, também marcou presença nesta sessão e sublinhou a tendência para a valorização da região centro e do potencial que o turismo ativo, walking, cycling, natureza e birdwatching. “Hoje, em Portugal a procura deste produto turístico é crescente e desde janeiro de 2019 esta região cresceu 7.4 % acima da média nacional “. Ao longo do seu discurso destacou que o crescimento turístico atualmente está em produtos emergentes como a relação com o meio ambiente onde o turista tem a possibilidade de se deslocar livremente e escolher os seus processos. E que a Geração Y, ao contrário de outras, viaja por necessidade e sempre à procura da experiência  única e do contacto com as comunidades que o recebe.”

“É com enorme satisfação que olho para este evento que responde às tendências internacionais relativamente às atratividades turísticas tanto a nível económico como ao nível da sustentabilidade”, acrescentou.

Com um programa extenso e intenso, a ObservaRia surge também como uma ótima oportunidade para as famílias passarem um dia divertido numa zona natural única, junto ao canais da Ria de Aveiro, e usufruir das várias atividades de campo, desde a Anilhagem de Aves com a Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves (sábado e domingo, 8h30 – 12h), ao Voo Cativo em Balão de Ar Quente (sábado e domingo, 10h – 13h), aos passeios de moliceiro e lancha, ou a ObservaKids com Moldes 3D para pintar e a oficina “À descoberta das aves selvagens em Portugal”. Pode também experienciar os canais da Ria em passeios de Stand Up Paddle, com o Clube Nortada.

Esta é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Estarreja e ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que reúne um vasto programa com atividades em torno da fotografia, observação de aves, comunicação de ciência, sensibilização e educação ambiental.