Nova ponte sobre o rio Antuã é inaugurada este sábado
Considerada a intervenção hidráulica mais estruturante dos últimos 20 anos no bloco de Estarreja do Baixo Vouga Lagunar, este sábado, às 11h30, é inaugurada a nova ponte de Porto de Vacas em Salreu. O evento conta com a presença do Presidente do Município de Estarreja, Diamantino Sabina, e do Presidente da CIRA, Ribau Esteves.
Devido às frequentes inundações do Rio Antuã, esta zona sofria elevados prejuízos numa área agrícola com vários hectares, colocava em perigo quatro habitações, armazéns comerciais e ainda uma exploração pecuária . Por isto, e em conjunto com a CIRA, o Município de Estarreja - após intervenções regulares na proteção e reparação das margens do Rio Antuã - avançou para um projeto de cariz mais estruturante nesta zona sensível.
Segundo a Câmara Municipal de Estarreja, esta intervenção, com um investimento global superior a 300 mil euros, permitiu “a reparação e beneficiação das margens do Antuã elevando a cota das margens, alargando os caminhos marginais e construindo três descarregadores de cheia e, ainda, a construção de uma nova ponte sobre o Rio Antuã, aumentando a largura da via, o “gabarit” e o comprimento, incrementando assim em cerca de 40% a sua secção de vazão, contribuindo para um mais eficaz escoamento das águas fluviais, em situação de caudal de ponta.” Acresce ainda o prolongamento da extensão de enrocamento inicialmente prevista assumido na íntegra pela autarquia.
Esta obra contou ainda com a importante participação dos proprietários e agricultores locais devido a cedência de áreas relevantes dos seus terrenos ao público para a proteção das margens.
Ao investimento global, somam-se ainda os mais de 100 mil euros, que a Câmara Municipal de Estarreja despendeu desde 2013 na reparação dos estragos causados pelas inundações nas margens do Antuã e dos esteiros de Estarreja, Salreu e Canelas.