Galardão ECOXXI 2018 é entregue em Estarreja

Quinta, 29 de Novembro 2018

O Cine Teatro de Estarreja recebe, a partir das 14h, a cerimónia de entrega do Galardão ECOXXI 2018, promovida pela ABAE - Associação da Bandeira Azul da Europa. O prémio visa reconhecer o trabalho realizado pelo município durante o ano 2017, em prol do desenvolvimento sustentável.

De acordo com a ABAE, a avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e que se agregam em júris especializados.

As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

Em 2017 participaram 50 municípios de todas as regiões do país. Todos os candidatos a município ECOXXI devem ser saudados por terem assumido para com as populações de que são representantes o compromisso com a sustentabilidade. A atribuição da bandeira verde ECOXXI é realizada quando a avaliação global atinge ou ultrapassa os 50%.