Documentário sobre o Baixo Vouga Lagunar premiado em Leiria

"Encontro d’Águas - Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar" foi distinguido como o “Melhor Documentário Português” no 11º Festival Internacional de Vídeo e Turismo Art&Tur 2018, que decorreu este mês em Leiria. A Câmara Municipal de Estarreja, promotora deste documentário de história natural, pretende projetar e divulgar a biodiversidade e valores naturais existentes na região.

segunda, 29 de outubro 2018

Com produção e realização de Daniel Pinheiro, Encontro D’Águas narra a biodiversidade da região do Baixo Vouga Lagunar num documentário de 50 minutos. Revela a natureza em todo o seu esplendor e desvenda um cenário que nem todos têm a consciência de que ele existe aqui tão perto.

As filmagens, divididas por várias estações do ano/ ciclos biológicos, foram captadas ao longo de um ano, entre 2015 e 2016, o filme de autor, documental e científico aborda os vários habitats e a biodiversidade existentes na região. E em momentos de rara beleza capta sequências de comportamento animal.

Daniel Pinheiro é um realizador de documentários de natureza cujas produções têm recebido boa crítica em Portugal, obtendo records de audiência no formato de história natural e vários prémios em festivais de cinema. O realizador esteve envolvido como assistente de câmara e operador de som na série documental Wild Brasil, uma produção Terra Mater Factual Studios para o National Geographic Channel, sendo o primeiro português com créditos numa produção internacional a este nível.