Egas Moniz, Portugal e a Neurorradiologia Nacional homenageados na Europa – ESNR/Rotterdam 2018

O nosso País e, em particular, a personalidade de Egas Moniz e a Neurorradiologia Portuguesa tiveram o destaque e a enorme honra de terem sido designados para presidirem, em Roterdão-Holanda, à sessão inaugural desta nova iniciativa da European Society of Neuroradiology (ESNR), a qual incluirá doravante um ciclo de tributos a países selecionados.

quarta, 10 de outubro 2018

A participação nacional decorreu entre 19 e 23 de setembro, durante o 41st Annual Meeting ESNR, presidida pela Prof. Marion Smits, nesta vibrante e multicultural cidade que alberga o maior porto europeu, sob o alusivo slogan “Port of Inspiration”.

O Município de Estarreja e a Casa Museu Egas Moniz, conscientes do valor da iniciativa para partilha do legado científico nacional no que à especialidade neurorradiológica diz respeito, nomeadamente atendendo ao valor do seu currículo formativo independente de forte base clínica e internacionalmente reconhecido nas áreas Diagnóstica e de Intervenção (o qual foi determinante na escolha de Portugal para País inaugural da iniciativa), preparou, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR), um programa científico e cultural diverso que permitiu uma visão transversal da herança imagiológica nacional através desta especialidade médica. Incluiu, deste modo, diferentes palestras, descobrindo o passado, presente e o futuro da Neurorradiologia, mas também aspectos da investigação básica e clínica actual no nosso País, onde foram preletores o Prof. Nuno Sousa (Diretor do Curso de Medicina da Universidade do Minho), a Prof. Sofia Reimão (Diretora da Imagiologia da Faculdade de Medicina de Lisboa) e o Prof. Pedro de Melo Freitas (Presidente da Comissão Portuguesa ESNR 2018 Rotterdam/ Vice-Presidente do Conselho Português para o Cérebro). Foi igualmente preparada, em parceria com o Conselho Português para o Cérebro (CPC), uma exposição científica e histórica, assim como uma exibição de filmes científicos sobre a temática da diáspora portuguesa na Saúde e, na Neuroimagem em particular, num booth gentilmente cedido pela organização e, designado, “Portugal, homeland of Neuroradiology”.

Com o natural orgulho nos nossos neurocientistas pioneiros, mas acima de tudo com a responsabilidade de lembrar ao Mundo os seus trabalhos/conquistas científicas e a inquestionável contribuição para a evolução da Ciência Médica (com inequívoca evidência nos procedimentos actuais, neurorradiológicos e radiológicos), a SPNR e o CPC, sob a égide e patrocínio do Município de Estarreja/ Casa Museu Egas Moniz, publicaram em livro, para distribuição na Holanda, uma edição exclusiva intitulada “The Legacy of Egas Moniz in Present-day Neuroradiology – a global perspective”. Comemorativa do 90.º aniversário após a primeira Angiografia Cerebral (28 junho de 1927), esta edição contou com numerosas e conceituadas contribuições internacionais da atualidade neurorradiológica, assim como diversa pesquisa documental e histórica.

Integrado na Agenda Cultural Europeia 2018 do Ano Europeu do Património Cultural

Porque uma iniciativa como ESNR meets Portugal oferece sempre grandes oportunidades de partilha de conhecimento e progresso científico, mas também uma excelente ocasião para disseminar outros aspetos culturais nacionais, todas as iniciativas portuguesas foram inscritas, sob a égide do Prof. Guilherme d´ Oliveira Martins (Coordenador Nacional do Ano Europeu do Património Cultural), na European Cultural Agenda 2018 – European Year of Cultural Heritage, contribuindo singelamente também para celebrar, nesta cidade tão cosmopolita, o designado ano de 2018 -  http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/index.php/view-activitie/?id=1868

O sucesso da homenagem nacional nesta iniciativa europeia foi constatada e reconhecida por toda a comitiva nacional presente (a maior de sempre num evento do género), acrescido do facto da visibilidade e qualidade dos trabalhos, num Annual Meeting que foi também o maior e mais cientificamente participado. Contando com mais de 800 participantes, o evento atraiu neurorradiologistas/ neurocientistas de todos os continentes.

“Acreditamos que estas simbólicas conquistas para a Medicina Nacional conseguidas em Roterdão, constituem inquestionavelmente uma extensão, de uma outra forma, da diáspora neurorradiológica iniciada por diversos pioneiros dispersos pelo Mundo ao longo do último século (e que muito devem aos trabalhos inaugurais de Egas), providenciando novas ferramentas para os futuros desafios da especialidade, quer no campo do Diagnóstico quer da Intervenção”, refere o Vice-Presidente do CPC, Prof. Pedro Melo de Freitas.

Com grande expectativa, a Neurorradiologia Portuguesa será anfitriã, em 2019, do XXXI Congresso Nacional da Sociedade Ibero-Latino Americana de Neurorradiologia - SILAN (Porto, 24-27 Setembro) e também, m 2020, do 43rd Annual Meeting European Society of Neuroradiology - ESNR (Lisboa, 1-4 Outubro), reforçando de novo a expressão “Portugal, homeland of Neuroradiology” e onde Egas Moniz será meritoriamente celebrado e enaltecido.

Programa - Rotterdam 19-23 Sptember 2018

Committee of Portugal
                      President
                      Pedro de Melo Freitas