Município de Estarreja e ATEC parceiras na formação dos profissionais da região do setor automóvel

Esta quinta-feira, dia 4 de outubro, a Câmara Municipal de Estarreja formalizou o protocolo de colaboração financeira com a ATEC – Academia de Formação com o objetivo de fomentar a educação e a especialização profissional dos cidadãos bem como o crescimento económico sustentado do concelho.

quinta, 04 de outubro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, salientou a necessidade do município e suas empresas “precisarem urgentemente de quadros altamente qualificados” de forma a poderem apresentar-se de forma competitiva ao mercado. Nesse sentido, o atual executivo tem desenvolvido um projeto diferenciador adaptado à realidade local que tem sido desenvolvido em parceira com a Escola Secundária e IEFP. Segundo o autarca, esta parceria com a ATEC vem reforçar a vontade de “queremos fazer a nossa parte” promovendo ativamente a cooperação com outras entidades com reconhecidas competências na área.

Durante a sessão, João Costa, Diretor-Geral da ATEC, considera que “ o facto de existir oferta e disponibilidade para haver qualificação nas regiões leva às pessoas a se fixarem na mesma e tem ainda o poder de atração e de manutenção do investimento económico no concelho.”

A ATEC - Academia de Formação, que tem vindo a desempenhar um importante papel na formação profissional em Portugal, com especial destaque para a indústria automóvel, auscultou os vários responsáveis das indústrias locais, de forma a satisfazer necessidades comuns. Paulo Peixoto, Diretor da Região Norte da ATEC, explicou que “criamos um conjunto de cursos que foi fruto de um trabalho prévio realizado com as empresas”. Foram ainda identificadas as necessidades do tecido empresarial local e estes cursos “pretendem promover a melhoria da matéria-prima das pessoas dentro das próprias empresas.”

Estes cursos abrangem diferentes áreas tais como o desenvolvimento pessoal e organizacional; os sistemas de gestão de qualidade; energia e sistemas de automação e mecânica e manutenção industrial. Assim, e complementando a oferta formativa já existente em outras entidades do concelho e da região, a maioria destes cursos apresentam-se como especializações avançadas para os colaboradores industrias locais.

As formações vão decorrer nas instalações do Centro de Negócios de Estarreja (Eco Parque), e visam, fundamentalmente, a especialização ou reconversão de colaboradores das empresas locais. Especialmente os cursos mais técnicos, terão poucos formandos, de forma a proporcionar uma formação prática, através dos meios técnicos que a ATEC fará deslocar até Estarreja.