BioRace Challenge já é a maior prova de obstáculos da Europa

3000 aventureiros de todo o país participaram na quarta edição da BioRace Challenge, que decorreu no Baixo Vouga Lagunar, no passado sábado, e tornaram-na na corrida de obstáculos mais participada da Europa.

quinta, 04 de outubro 2018

Na edição anterior, a prova já tinha conquistado o estatuto de maior prova de sempre realizada em Portugal ao atingir a marca dos 2.200 participantes.

Norberto Monteiro, coordenador do evento, salienta que “desde o início que tínhamos o objetivo de alcançar os 3.000 participantes e o topo da Europa. O que nos distingue de outras provas é o cenário único do Baixo Vouga Lagunar, onde estão inseridos os Percursos BioRia e o facto de valorizarmos mais a diversão em detrimento da competição”. Garantiu ainda que a aposta é “ melhorar de ano para ano” e, penso que o conseguimos uma vez mais através da introdução de mais obstáculos, mais lama e mais zonas de sombra”.

“Para o ano há mais”

Competição, exercício físico, aventura, espírito de equipa, boa disposição e muita diversão, em contacto permanente com a natureza, marcaram este dia que os “bioracers” prometem repetir.
A grande novidade deste ano foi a prova de 5 km permitindo a participação de todos aqueles que consideravam a de 10 km demasiado longa. Pedro Almeida, da equipa “Manguelas Team” composta por 13 amigos, considerou que o “ percurso é espetacular” e que sem “sacrifício e espírito de equipa não conseguiríamos acabar”. Para o ano a participação na BioRace está garantida. “Vamos treinar para arriscar tudo na prova dos 10km”, realçou.

Ainda recuperava o fôlego, Cristina Pinho, da equipa Rebenta Minas, não se cansava de dizer que “Foi muito divertido. Adorei os obstáculos. Tenho que repetir. Para o ano há mais”.

A atleta profissional Vanda Ribeiro participou pelo segundo ano consecutivo e, desta vez, arrecadou o primeiro lugar na prova dos 5 km. “É uma experiência sempre boa e para o ano estarei cá outra vez. Esta prova, que teve o seu início em Salreu, junto ao CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, no Cais do Esteiro de Salreu, com passagens pelos vários percursos BioRia, do Bocage e Rio Jardim, em Canelas, chegando ao percurso de Fermelã, revela-se para a atleta como “única. Há sempre o contacto com a natureza tornando o percurso muito agradável”.

Atento à reação dos participantes, Adolfo Vidal, vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja, frisou que esta iniciativa “é uma aposta ganha”. Não escondendo o contentamento pelo sucesso atingido, afirmou que “foi uma jornada ímpar de divulgação do nosso património natural”. Para o futuro há a promessa de continuar mantendo a “a qualidade e a segurança”.

Crianças, educação ambiental e desporto

Desde da 1.ª edição, a BioRace Challenge – Corrida de Obstáculos é uma prova amiga do ambiente. Este ano não foi exceção. Desde o primeiro bootcamp até ao dia 29 de setembro, não faltaram ações realizadas no terreno, como limpezas e requalificação de locais isolados, tendo sido reutilizados muitos materiais para a construção dos diversos obstáculos.

No dia da prova realizou-se uma ação de sensibilização ambiental  para as duas centenas de participantes da BioRace Júnior (6 aos 14 anos), através do  Projecto “Semear o Futuro”. Os mais pequenos criaram "seedbombs - bombas de sementes”  feitas de argila, substrato e, claro, sementes, que serão depois lançadas em zonas que necessitem de ser reflorestadas. Esta foi uma desculpa para sujar as mãos e contribuir para a recuperação das nossas florestas.

BioRace em Números:
Homens – 1671