Filmes do Cine Clube de Avanca arrecadaram 19 prémios no mês de Setembro

Durante o mês de setembro, 14 filmes produzidos ou coproduzidos pelo Cine Clube de Avanca estiveram em competição em 20 festivais de países tão diversos como a Albânia, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Índia, Itália, Polónia, Reino Unido e Portugal.

quarta, 03 de outubro 2018


Desta presença em festivais internacionais de cinema resultaram 19 prémios, marcando assim um número inesperado de distinções, tanto para o Cine Clube de Avanca, como para o contexto da produção cinematográfica portuguesa.

A longa-metragem de ficção “Uma Vida Sublime” de Luís Diogo foi a obra mais reconhecida, com 10 prémios, seguindo-se a curta-metragem “Antes que a noite venha - Falas de Antígona” de Joaquim Pavão com 4 prémios.

Os prémios do filme de Joaquim Pavão foram atribuídos na “3rd Edition of the European Cinematography AWARDS” em Varsóvia, na Polónia. Neste evento, o filme o Prémio de Melhor Atriz (Isabel Fernandes Pinto), Melhor Fotografia (José Oliveira), Melhor Desenho de Som e Melhor Música Original (Joaquim Pavão).

Ambos os filmes foram produzidos no âmbito do projeto “Creative Film Workshops” do Festival de Cinema AVANCA e ali rodados, pelo menos em parte.

Dos restantes filmes, “5 Cigarrilhas” de Passos Zamith, uma curta-metragem de ficção, foi distinguida com o Prémio Público Juvenil do 9.º CURTA AÇORES 2018 e com o Prémio Melhor Fotografia Curta Metragem na Gala dos Prémios Latino que decorreu em Espanha,  na cidade de Marbelha. Nesta gala também o filme de Luís Diogo foi distinguido, tendo arrebatado os galardões de Melhor  Ator (Eric da Silva), Fotografia longa-metragem (Pedro Farate), Argumento e Realização (Luís Diogo).

No “2º PAISAGENS, Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga”, o documentário “Sonho Longínquo no Equador” de Hamilton Trindade recebeu uma Menção Especial Documentário de Longa-metragem, enquanto a  curta-metragem de ficção “A Língua” de Adriana Martins da Silva, foi distinguida com o Prémio Curta Metragem Portuguesa. 

Este último filme de Adriana Martins da Silva recebeu igualmente o 1.º Prémio do “3.º Concurso de Curtas-metragens de Fânzeres e São Pedro da Cova”.

Por último, o filme “Uma Vida sublime” foi distinguido como Melhor Filme no TWIN TIERS dos EUA (onde também ganhou o Prémio de Melhor Realizador), e na Albânia no DEAN Open Air International Film Festival, onde também foi distinguido com o Prémio de Melhor Argumento.

Também com o prémio de Melhor Argumento, foi distinguido no Equador (Festival Internacional de Cine de Guayaquil) e em Itália no Parma Internacional Music Film Festival.

Entretanto e até final do ano mais filmes produzidos pelo Cine Clube de Avanca estarão em competição na Bósnia, Brasil, Espanha, EUA, India, Rússia e São Tomé e Principe.

O Cine Clube de Avanca produz filmes desde 1984 tendo sido distinguidos com mais de três centenas de prémios e menções especiais em países dos 5 continentes.