"Uma Vida sublime" no CINECÔA no ano de homenagem a Paulo Branco

Sendo uma das mais esperadas ante-estreias do Cinecôa deste ano, a exibição de “Uma Vida Sublime” em Vila Nova de Foz Côa na noite de sexta-feira dia 28, terá a singularidade de ser exibido no grande ecrã, seguido de um concerto dos Moonshiners.

Quarta, 26 de Setembro 2018

Susie Filipe, protagonista com Eric da Silva desta obra cinematográfica, é também a baterista desta banda aveirense que acaba de chegar de uma tournée na Suécia.

Susie participa igualmente no filme de abertura do Cinecôa, “O Caderno Negro” de Valéria Sarmiento, obra escolhida por Paulo Branco no contexto da homenagem que o município lhe irá prestar na quinta-feira dia 27, no Grande Auditório Municipal de Foz Côa. 

Entretanto, “Uma Vida sublime” acaba de ser distinguido em Parma (Itália) e em Marbella (Espanha), elevando para 23 prémios recebidos por esta obra este ano.

No Parma International Music Film Festival, que decorreu em Itália entre 17 e 23 de setembro, Luís Diogo venceu o seu quarto prémio de "Melhor Argumento", atribuído a este filme.


Nos Prémios Latino, uma Gala realizada em Marbella, Espanha, que tem como objetivo premiar o melhor da música e do cinema no espaço latino. "Uma Vida Sublime" recebeu  4 prémios, incluindo  Melhor Realização (Luís Diogo), Melhor Ator (Eric da Silva), Melhor Argumento (Luís Diogo) e Melhor Fotografia de Longa-metragem (Pedro Farate).

Neste evento Prémios Latinos, a distinção de Melhor Fotografia de Curta-metragem foi atribuído ao filme português “5 Cigarrilhas” de Passos Zamith. Na gala foram também atribuídos os Prémios Latino de Oro a várias celebridades, como o bailarino Joaquin Cortez e o ator Imanol Arias.

O filme “Uma Vida sublime” soma agora 23 prémios em 34 festivais, integrando já a restrita lista de filmes portugueses mais premiados de sempre.

Esta sétima edição do CINECÔA é marcada pela homenagem nesta quinta-feira ao produtor Paulo Branco, figura maior do cinema e da cultura portuguesa e europeia.

No Auditório Municipal de Vila Nova de Foz Côa estará em exposição uma mostra fotobiográfica da presença de Paulo Branco pelos filmes e os festivais de todo o mundo onde tem marcado uma ativa e brilhante presença de produtor cinematográfico.
 
Com sessões de cinema ao longo de todas as horas, entre 27 e 29 de setembro, o festival é marcado pela exibição de filmes inéditos e marcantes da atual produção cinematográfica mundial. 

O CINECÔA é uma organização do Município de Vila Nova de Foz Côa e o filme “Uma Vida Sublime “ de Luís Diogo é uma produção conjunta com o Cine Clube de Avanca e a Filmógrafo.