Os rostos estarrejenses das profissões em “vias de extinção”

Em ano Europeu do Património Cultural e no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018, que este ano se propuseram a assinalar a importância da “partilha de memórias”, o Município de Estarreja organiza no dia 28 de setembro, sexta-feira , às 21h00, a tertúlia “Avivar Memórias”, na Biblioteca Municipal. A entrada é gratuita.

terça, 18 de setembro 2018

Esta iniciativa pretende sensibilizar para a riqueza patrimonial do Concelho de Estarreja, nas suas múltiplas vertentes, bem como para a sua preservação.

O evento será moderado por Sérgio Paulo Silva e terá como convidados o Mestre António Esteves, a Albertina Florentino (leiteira de Avanca) e a Maria dos “Tamancos”. Estes intervenientes vão partilhar as suas memórias de “artes” e dos ofícios tão característicos e em desuso do concelho: a construção naval, a distribuição do leite na comunidade e o artesanato.

Relembramos que há ainda outro projeto para “Avivar Memórias”, que tem como objetivo a promoção e a recolha de postais, fotografias, gravuras, folhetos e vídeos, que completem a História do Concelho. Nesta segunda chamada, o Município de Estarreja desafia os estarrejenses a “avivar memórias” da I Guerra Mundial 1914-18. Até 31 de dezembro de 2018, apela-se a todos que partilhem documentos dentro desta temática e, assim, contribuir para um melhor entendimento desta época tão dramática das vidas das nossas comunidades de há cem anos.

Podem entregar o material no Arquivo Municipal, localizado no Edifício dos Paços do Concelho. Posteriormente, os técnicos farão o tratamento dos documentos, devolvendo os originais e reprodução digital aos proprietários.