Parar, observar, sentir: o festival ESTAU - Estarreja Arte Urbana está de regresso à cidade

Está a chegar a 3.ª edição do ESTAU – Estarreja Arte Urbana: festival que decorre de 15 a 23 de setembro de 2018.

segunda, 10 de setembro 2018


Durante nove dias, o concelho de Estarreja recebe artistas nacionais e internacionais que vão dar cor e vida às ruas, às paredes, às casas, aos muros recorrendo à arte urbana nas suas diferentes formas e dimensões. 

O cartaz mantém a filosofia dos anos anteriores e não faltarão workshops, conversas, cinema, música, dança, visitas guiadas, performances, circo contemporâneo, instalações a que se juntam as residências artísticas, o mostruário – uma espécie de feira, e o circuito de arte urbana.

Este evento é uma iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja (CME) com curadoria da Mistaker Maker.

Stencil, traços, linhas, latas de spray, trinchas, contrastes
Add Fuel (Portugal), Marina Capdevila (Espanha), Millo (Itália), Regg Salgado (Portugal), TheCaver (Portugal) e Tiago Galo (Portugal) - cada um com uma linguagem própria e técnicas singulares - são os artistas de street art que deixarão a sua marca “pintada de fresco” nesta edição do ESTAU.

Neste festival que se reinventa a cada ano, os curiosos são convidados ainda a (re) visitar os trabalhos de artistas como Bordalo II, Vhils, André da Loba, entre muitos outros, que já fazem parte do ADN do município.

Comunidade, história e tradição combinam com arte
No centro da cidade, a Biblioteca Municipal vai ser palco do Mostruário – uma espécie de feira para três dias de muitas histórias, contos, sons, sonhos e encantos, muitos riscos e rabiscos com a presença de editoras, artistas, escritores, cantores, cineastas, instagrammers e adeptos do erro.

Com a assinatura das gentes da terra, visitantes e participantes todos são desafiados a contribuir no projeto participativo “Estau és tu” com o seu testemunho – que ajudou a construir a identidade visual do certame - e a criar uma tela gigante, única e memorável.

Tiago Galo, ilustrador português, vai debruçar-se sobre as tradições e costumes da freguesia de Pardilhó e quem por lá passar terá a oportunidade, além de acompanhar de perto do trabalho do artista, vislumbrar o seu olhar sobre esta terra, “Pardilhó Ilustrado”.

E como a arte não escolhe idades, há atividades para os miúdos e graúdos brincarem, explorarem os cinco sentidos, conhecerem o universo breakdance e a pegarem no pincel para uma longa viagem cheia de criatividade.

Luz, câmara, ação… na oficina “Pintura em Película”, a cargo do Cine Clube de Avanca, os participantes vão recuar aos primórdios do cinema, desenhando e pintando imagens sobre película. 

Programação diferenciada: conversas, visitas guiadas, filmes, circo contemporâneo e música
Dez guitarristas, seis baixistas e dois bateristas e um peixe que assume a função de maestro improvisado - compõem a Orquestra de Guitarras e Baixos Elétricos criada no âmbito do Projeto do Serviço Educativo da Casa da Música em 2009 - abrem as hostes deste festival em dose dupla. Durante a tarde do dia 15, a partir das 16h, há arruada pelo centro de Estarreja e à noite, às 21h30, há concerto nas traseiras do edifício da CME.

As Conversas com os Artistas (dia 17, às 21h30, na Casa Museu Marieta Solheiro Madureira e dia 18, às 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja) serão um espaço aberto e de diálogo que pretendem potenciar a ligação dos artistas ao público e à comunidade, para uma melhor perceção do processo criativo.

Na companhia de Lara Seixo Rodrigues, as Visitas Guiadas (dias 21, 22, 23), com intérprete de língua gestual, são para todos os que que procuram uma qualquer forma de arte em um qualquer lugar. O ponto de encontro está marcado no Quartel-general Estau, no Parque Municipal de Antuã, junto ao “Guarda-Rios”, de Bordalo II.

Nomeado para os óscares 2018 como Melhor Documentário, “Olhares Lugares”, da cineasta Agnès Varda, conta a história de uma viagem calorosa através da França rural e a amizade terna que se forja durante o caminho com o icónico fotógrafo e muralista, JR. Para ver no Cine-Teatro, na sexta-feira, dia 21, às 22h. Imediatamente antes, às 21h00, mas na Biblioteca Municipal, são apresentados os resultados do workshop “Pintura em Película”, dinamizado pelo Cine-Clube de Avanca. 

No dia seguinte, na Praça Francisco Barbosa (frente à CME), pelas 21h30, há que garantir um lugar na primeira fila para assistir ao espetáculo de circo contemporâneo com “Plaina”, pela Cia Umpor1, que retrata o quotidiano de uma sociedade ribeirinha, numa clara alusão aos esteiros concelhios e à construção naval tradicional.

Um festival de e para todos
Desde 2016, o ESTAU – Estarreja Arte Urbana transformou a cidade num verdadeiro Museu a Céu Aberto, tornando-a criativa com novas leituras e vivências do espaço público. O ESTAU tem vindo a associar a arte à cidadania, ligando a cultura às práticas, aos usos, costumes e às memórias de uma comunidade, o que corporiza o verdadeiro conceito de Arte Pública. 

“É muito gratificante perceber que as pessoas, os Estarrejenses e quem nos visita, corroboram um sentimento de pertença, de apropriação e de preservação dos espaços públicos, suscitado pelas obras de arte que permanecem no tempo e revitalizam as ruas e os edifícios, gerando a visitação do circuito de arte urbana ao longo do ano”, assegura Isabel Pinto Simões, vereadora da Cultura.
O ESTAU democratiza a cultura, tornando-a acessível a todos!

ESTAU com parcerias 
O ESTAU conta com importantes parcerias e apoios. Para deslocações dos artistas e equipa de produção, a Caetano Auto | Toyota disponibilizará três viaturas híbridas, mais amigas do ambiente evidenciando o lado mais ecológico do festival. De igual forma, a CP – Comboios de Portugal e as Infraestruturas de Portugal apoiam o ESTAU. 

A Sotinco renova a parceria pelo terceiro ano consecutivo com o Estau, cedendo mais de 350 litros de tinta plástica. A Sotinco dá forma a um conceito comercial diferenciado e alternativo, desenvolvido em conformidade com um sistema de qualidade certificado (normas NP EN ISO 9001/2000 e NP EN ISO 14001).   

Reforçando o convite para uma visita a Estarreja durante estes dias, deixamos algumas sugestões de agentes turísticos como o Hotel Tulip Inn e as unidades de alojamento local Solar da Vila (Estarreja), O Pátio (Canelas), Casa do Sino (Salreu) e Quinta D’Aldeia de Avanca. Uma oportunidade única para conhecer a oferta de alojamento local onde se privilegia a qualidade, o conforto e o descanso, entre o campo e a cidade. 

 

::CONSULTE O PROGRAMA COMPLETO.

:: MAIS INFORMAÇÕES NESTE LINK E NA PÁGINA DO ESTAU NO FACEBOOK

::ROTEIRO ESTAU - MAPA DAS OBRAS DE ARTE URBANA