Artística de Avanca reforça a Seleção Nacional de Andebol Sub-20

Terminou o Europeu de Andebol Sub-20 que aconteceu na Eslovénia. Da equipa de Avanca foram 4 os jogadores que representam a equipa das Quinas e um deles até foi o MVP do Campeonato.

quarta, 01 de agosto 2018


Da lista de 17 jogadores chamados ao Europeu na Eslovénia, Ciprian Popovici, Ruben Ribeiro, Diogo Silva e Jenilson Monteiro, fazem com que a Artística seja a equipa mais representada. Diogo Silva acabou por ser eleito o jogador mais valioso do campeonato da Europa de andebol de sub-20.

Portugal terminou a competição em 4º lugar, com uma derrota frente à Alemanha, que já ergueu o troféu por 3 vezes: 2014, 2006 e 2004. A equipa da casa acabou por ser a grande vencedora, derrotando a França na final do passado domingo.

Diogo Silva, o lateral direito da equipa de Avanca, dizia no final do jogo “quando podemos finalizar, temos de finalizar e isso com grandes equipas é sempre fatal. A Alemanha ganhou bem".

Para Nuno Santos, selecionador de Portugal, esta foi uma participação “muito positiva”, numa “competição de grande nível”, como a que decorreu na Eslovénia, que foi “uma grande experiência para todos”, pelo que o andebol nacional “está de parabéns”.

Com este honroso lugar no Europeu2018 de sub-20, Portugal garantiu a presença na fase final do campeonato do mundo de sub-21 de 2019, que irá decorrer em Espanha.

Adolfo Vidal, vice-presidente da Câmara, enaltece “o extraordinário trabalho que desde há anos tem sido desenvolvido nos escalões de formação da Artística tem o seu corolário nesta seleção com 4 atletas da Artística presentes, a maior presença em termos de clubes! Por outro lado, esse trabalho na formação contribuiu também para a magistral época que levou a Artística de Avanca ao quinto lugar do principal escalão do andebol português, posicionando-a logo atrás do Sporting, do Porto, do Benfica e do ABC Braga, dado que 2 dos jogadores são titulares da equipa sénior e os 2 restantes são presença já habitual nas convocatórias!