Jovens Europeus experimentam em Estarreja: Empreendedorismo, Natureza e Cinema

Estarreja recebe vários grupos de jovens europeus no âmbito de 2 intercâmbios do programa Erasmus+ Juventude em Ação

36 Jovens europeus vivem uma semana TOP. Programa de Empreendedorismo Jovem junta em Estarreja e Vagos os jovens europeus que mais se evidenciaram nas sessões do TOP Campus.

terça, 10 de julho 2018


No âmbito do projeto europeu Youth Inclusive Entrepreneurship Lab, financiado pelo programa Erasmus+ Juventude em Ação, o Município de Estarreja lançou a 4 de dezembro de 2017 uma nova denominação para o seu programa de empreendedorismo jovem – TOP – Training, Opportunities and Pitch.

TOP – Training, Opportunities and Pitch traduz uma nova dinâmica internacional do programa de Estarreja cujas primeiras sementes foram lançadas há 7 anos, quando estas questões começaram a surgir com mais intensidade.  O TOP é uma congregação de todo o trabalho que tem vindo a ser feito na área do empreendedorismo jovem e com muito enfoque nas escolas.

Depois dos representantes dos parceiros europeus - Cinisello Balsamo (Itália), Karditsa (Grécia), Caracal (Roménia) e Rezekne (Letónia) e o parceiro nacional, o Município de Vagos, participarem em Estarreja, entre 1 a 5 de dezembro, numa formação, para aprender a implementar o programa e a metodologia utilizada com os jovens estarrejenses, foi replicado o programa TOP, com a realização de várias edições do TOP Campus, nestas cidades europeias. Chegou agora o momento do intercâmbio final desta candidatura, juntando em Estarreja e em Vagos, 36 jovens e “youth workers”, que se evidenciaram nas sessões do TOP Campus nas suas cidades. Durante 7 dias os jovens vão por à prova as competências que desenvolveram ao longo do ano, através da realização de projetos conjuntos, com o objetivo de fortalecerem, ainda mais, as suas competências empreendedoras. 

 

Cine Clube de Avanca propõe a jovens europeus: Natureza e o Cinema de mãos dadas!
Fomentar experiências multiculturais com preocupações ambientais, sociais, culturais e para a cidadania nos jovens é o objetivo do projeto.

Mais de 40 jovens europeus (Bulgária, Croácia, França, Turquia, Itália) vão participar no Intercâmbio de Jovens, de 23 a 30 de julho promovido pelo Cine Clube de Avanca (CCA), com o financiamento do programa Erasmus+ Juventude em Ação. Este projeto tem como objetivos a promoção de estilos de vida saudáveis, através de atividades desportivas ao ar livre, a promoção de um maior conhecimento sobre as questões ambientais e a necessidade da sua proteção, aumento da consciência dos jovens relativamente a outras realidades europeias, aumento do conhecimento sobre a cidadania europeia, através de experiências multiculturais, utilização do cinema como meio de comunicação e consciencialização, permitir que os jovens adquiram ferramentas para a sua integração em mercados de trabalho e permitir a integração dos jovens com menos oportunidades.

Na semana passada, os lideres das organizações parceiras do CCA, estiveram reunidos em Avanca, para preparem este intercâmbio de jovens, que irá decorrer paralelamente aos Encontros Internacionais de Cinema, reforçando ainda mais a sua dimensão europeia e internacional. O Município de Estarreja, através da sua Loja Europa Jovem, no âmbito do apoio para o desenvolvimento de projetos de mobilidade europeia, tem suportado desde o primeiro momento a elaboração e concretização deste projeto.