Juntos pela Floresta, Todos contra o Fogo no Município de Estarreja - 2018

Inscrições até 11 de julho

A 12ª edição do projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no município de Estarreja" arranca no próximo dia 16 de julho, segunda-feira, com a Sessão de Abertura, às 10h00, na Biblioteca Municipal. Os interessados em participar devem inscrever-se até dia 11 de julho no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja.

terça, 03 de julho 2018

As inscrições estão abertas até dia 11 de julho, quarta-feira, e dirigem-se a jovens com idades compreendidas entre os 16 e 25 anos e que preencham os requisitos do projeto “Estarreja Compartilha”. Vigiar, limpar, proteger e sensibilizar as populações para a importância da defesa da área florestal é a missão destes jovens Guardiões da Floresta, pelo 12.º ano consecutivo.

A iniciativa avança no dia 16 com uma formação com elementos especializados do Gabinete Técnico Florestal da Autarquia,  da  GNR – SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) e dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. No dia seguinte e até 14 de agosto, em pleno período crítico de incêndios florestais, os jovens voluntários serão distribuídos por dois turnos - 16 a 30 de julho e 31 de julho a 14 de agosto - que funcionarão diariamente entre as 10h e as 16h. A sessão de encerramento e balanço está agendada para 14 de agosto às 14h30 na Biblioteca Municipal.

Este programa de voluntariado jovem para as florestas é promovido pela Câmara Municipal de Estarreja e visa a vigilância da área florestal do concelho. Está no terreno desde 2006, atraindo cada vez mais jovens que, durante o período da atividade, tratam da vigilância e limpeza das áreas florestais, procurando evitar a ocorrência de incêndios no concelho.

Além de ser uma mais-valia para os jovens participantes, a floresta muito agradece a chegada de mais uma edição da atividade.
Descrição do projeto